Como praticar Musculação na Adolescência?

0
93

Saber como praticar a musculação na adolescência, é importante para que se possa obter somente os benefícios que esta modalidade pode nos proporcionar, evitando ter lesões ou contraturas. A musculação, está entre as modalidades mais praticadas na adolescência, tanto por meninos, como também por meninas.

Assim como qualquer outra modalidade esportiva, praticar esportes na juventude, pode trazer benefícios assim como riscos, se não forem feitas de forma adequada, seguindo a orientação de bons profissionais.

É na adolescência, onde surgem os primeiros interesses em cuidar do corpo, que podem surgir por diversas razões, geralmente ligados a autoestima dos adolescentes.

Com isso, é possível que a musculação na adolescência, seja feita de forma equivocada, procurando obter resultados de maneira imediata, o que pode trazer alguns riscos para a sua saúde.

Como praticar Musculação na Adolescência?

Como praticar a musculação na adolescência de forma adequada?

Saber como praticar a musculação na adolescência, é fundamental para que ela possa ser feita de forma adequada, para assim, minimizar os seus riscos, e potencializar os seus benefícios.

O principal para que esta modalidade possa ser praticada de maneira adequada, é sempre buscar a orientação de bons profissionais, seguindo corretamente a forma correta para executar cada exercício, e também respeitar os limites do seu corpo e da sua idade.

Um adolescente, não pode fazer o mesmo tipo de treino que um adulto, que já tem o seu corpo todo desenvolvido. Isso, poderia lhe trazer algumas consequências, que veremos no decorrer do texto.

Conheça quais são os benefícios da musculação na adolescência

Como já mencionamos aqui, saber como praticar a musculação na adolescência, de forma correta, pode trazer para os adolescentes muitos benefícios. São eles:

  • Aumento de força; estudos realizados, mostram que o aumento de força de adolescentes que praticam a musculação, pode aumentar de 30% a 50%, depois de 8 a 12 semanas de treinamento continuo.
  • Crescimento da densidade óssea; este crescimento corresponde a quantidade ideal de cálcio nos ossos, para que a sua rigidez seja garantida, afim de evitar fraturas.
  • Redução da gordura corporal; é comum vermos adolescentes com a gordura corporal acima do que é indicado, e isso, pode lhes trazer além de problemas com a sua autoestima, problemas também de saúde. Com a prática da musculação, este percentual pode ser reduzido.
  • Diminui os riscos de obesidade; a obesidade pode atingir milhões de adolescentes em todo o mundo.

E isso, além de poder lhes trazer problemas psicológicos, também pode afetar diversos setores da sua saúde. Uma ótima opção para a prevenção da obesidade, é a pratica regular da musculação.

  • Aumenta a autoestima; à medida que o adolescente vai vendo o desenvolvimento do seu corpo, com a pratica da musculação, isso prove um aumento na sua autoestima, que se reflete na forma como ele se relaciona com os seus colegas.

Estes, são apenas alguns dos benefícios que podem ser obtidos com a musculação na adolescência.

Veja quais são os riscos 

Saber como praticar musculação na adolescência, pode evitar uma serie de riscos, como os seguintes:

  • Lesões; quando os treinos de musculação na adolescência são realizados sem a supervisão de bons profissionais, as chances de ter lesões são muito altas. Além disso, fazer os exercícios de forma errada, colocar amis carga do que é indicado, ou usar aparelhos em estado ruim, também podem contribuir para que as lesões surjam.
  • Atrapalha o crescimento; se a musculação não for feita corretamente, respeitando os exercícios, e a carga para cada exercício, pode haver um estresse no esqueleto, que resultará em prejuízos para o crescimento.
  • Surgimento de obsessão; a obsessão por exercícios, podem surgir na adolescência, e isso pode lavar aos riscos anteriores que foram citados aqui.

Sendo assim, podemos ver como praticar a musculação na adolescia de forma correta, para que assim, o adolescente possa obter somente os benefícios que está pratica esportiva pode lhe proporcionar, evitando todos os riscos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here