HomeAcademia Pratique FitnessZumba Emagrece Mais Que Academia?

Zumba Emagrece Mais Que Academia?

Cada vez mais as aulas de Zumba vem se popularizando entre os adeptos de atividades físicas. Durante as aulas, os alunos dançam diferentes ritmos em um formato de grupo divertido. Mas a grande pergunta é: Zumba emagrece mais que academia?

          Através dessa dança aeróbica, os músculos do corpo humano ficam mais tonificados e é uma boa forma de queimar calorias. As músicas escolhidas misturam salsa, samba, hip hop, merengue, axé e outros ritmos latinos.

Este tipo de treinamento com pequenos intervalos entre as músicas fazem com que os praticantes atuem em ritmos diferentes, começando com as mais lentas e acelerando no decorrer da aula.

Zumba emagrece mais que academia?

É perfeitamente possível que uma aula de Zumba queime mais calorias do que uma pessoa que fique correndo na esteira por um bom tempo. É inegável que seu gasto calórico é bem alto, podendo alcançar 1000 calorias por aula.

No entanto, é preciso lembrar que cada individuo funciona de forma diferente, ou seja, o emagrecimento pode ser mais demorado ou devagar conforme seus hábitos alimentares, metabolismo, rotina e intensidade.

Mas o fato é que na aula de Zumba se trabalha passos, coreografias e músicas diferentes o tempo todo. Isso gera no aluno a sensação de que ele não está repetindo o mesmo processo e sim fazendo uma atividade divertida.

Dessa forma, faz com que ele aumente a vontade de frequentar as aulas, por sempre ter uma novidade o esperando. Ademais, como a atividade é grupal, a motivação cresce ainda mais, fazendo com que o número de desistências seja menor.

Um estudo realizado por uma empresa no segmento médico, Orlando Health, identificou que existe um ponto crucial no proceso de emagrecimento e que algumas vezes acaba sendo esquecido pelos profissionais de educação física: o emocional.

Várias vezes não basta ajustar a alimentação e aderir a prática de atividades físicas, porque aspectos metabólicos, ambientais e principalmente emocionais estão envolvidos no processo da perda de peso.

Em outras palavras, se a pessoa está com aquela sensação de que é obrigação de ir à academia, é bem provável que sua redução de peso será um processo mais devagar e difícil.

Nesse mesmo estudo, identifica-se uma relação entre o conforto emocional, a satisfação e o bem-estar, qu estão diretamente ligados a uma alimentação mais equilibrada.

Então, mesmo se uma mesma pessoa gastar muitas calorias na esteira, existe uma tendência de que ela compense isso em sua alimentação, por conta de seu estado emocional frustrado.

Agora, se a aula for prazerosa e divertida, não à toa a Zumba pode fazer com que se gaste 1000 calorias em uma hora.

Benefícios da Zumba

 

A Zumba é um exercício que trabalha o corpo todo, estimulando desde os músculos dos braços, costas, abdômen, glúteos e pernas, trazendo o seguinte benefício para a saúde:

  • Acelera o metabolismo – Quando se trabalha exercícios aeróbicos, os batimentos cardíacos ficam mais acelerados, aumentando a queima de gordura.
  • Fortalece o coração – Ritmo acelerado aumenta a resistência do órgão.
  • Coordenação motora – Os movimentos ritmados ajudam a ter noção do próprio corpo e dos movimentos.
  • Combate a retenção de líquidos – Já que melhora a circulação sanguínea.
  • Flexibilidade – Já que a Zumba inclui movimentos de alongamento dos músculos.

Comparação com outras atividades

 

Exercício Principal Benefício Gasto de calorias
Zumba Fortalece o corpo e aumenta a saúde cardíaca Até 1000 calorias por hora
Natação Mais flexibilidade e melhor respiração 500 calorias por hora
Vôlei Melhora o equilíbrio e concentração 350 calorias por hora
Hidroginástica Previne lesões e fortalecimento de músculos 360 calorias por hora
Musculação Crescimento e fortalecimento dos músculos 300 calorias por hora
Corrida Fortalecimento das pernas e mais saúde para os pulmões e coração 500 a 900 calorias por hora

 

Agora já imaginou um combo entre academia e aulas de Zumba? Na academia Pratique Fitness, as pessoas podem encontrar um ótimo ambiente para realizar todas as outras atividades e muitas aulas como Zumba.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS