Musculação feminina depois dos 40: dicas e cuidados

6
614

Quem pensa que não dá para fazer musculação feminina depois dos 40, não entende nada de atividade física. Afinal, é essencial se manter ativo em qualquer idade, para retardar o envelhecimento, se manter saudável e ter uma boa vida quando estiver na terceira idade.

Dessa forma, por mais que seja difícil e possa trazer desmotivação, saiba que com 40 anos você ainda é capaz de frequentar a academia. Mas, também é importante saber de alguns cuidados que devem ser tomados para manter seu corpo são.

Então, se você é uma mulher com mais de 40 anos e quer começar a praticar musculação feminina regularmente, você precisa ver as dicas a seguir e entender qual a melhor forma de treinar com essa idade.

Dicas de treino para fazer musculação feminina depois dos 40

Se você decidiu fazer musculação feminina depois dos 40, precisa saber que não vai ser fácil, mas também não será impossível.

Você apenas precisa tomar alguns cuidados básicos com o seu corpo, descobrir os seus limites e não se forçar demais. Por isso, separamos algumas dicas imperdíveis para você aprender a treinar de um jeito saudável:

  • Não deixe de fazer o aquecimento

Muitas pessoas quando vão à academia deixam o aquecimento e o alongamento de lado, mas essa é uma das partes mais importantes de todo o treino, principalmente para as mulheres que já passaram dos 40.

Se você não quer enfrentar os polichinelos ou outros exercícios básicos de aquecimento, troque-os por 15 minutinhos na esteira ou na bicicleta ergométrica.

Pode confiar, isso vai fazer toda a diferença no seu desempenho durante o treino e vai te poupar de sérias lesões.

  • Não sobrecarregue suas articulações

As articulações são os pontos mais frágeis do corpo de uma pessoa, principalmente quando ela está iniciando seu processo de envelhecimento. Por isso, é importante não as sobrecarregar durante os treinos.

  • Descanse e hidrate-se

É muito importante não exigir do seu corpo mais do que ele pode lhe oferecer. Reconhecer que o envelhecimento causa mudanças é sábio e não vergonhoso. É muito importante ter noção dos seus limites e respeitá-los.

Por isso, faça pausas para evitar sobrecarregar músculos e ocasionar lesões. Aproveite e beba muita água, para repor os sais minerais e os nutrientes que perdeu durante o treino.

  • Tenha uma rotina e ajuda profissional

Por fim, as duas coisas mais importantes para não desistir da musculação feminina depois dos 40 é ter uma rotina fixa para se seguir e não desanimar, e também poder contar com um profissional para guiar os exercícios.

Então, construa uma rotina sólida e não falte aos treinos. Depois, tenha um personal trainer ou professor que possa orientar o seu processo e te ajudar a evoluir, sempre atentando aos seus limites.

Benefícios de fazer musculação feminina depois dos 40

Uma coisa que vai te trazer motivação para fazer musculação feminina depois dos 40 é saber de todos os benefícios que isso pode trazer para o seu corpo, sua saúde e sua mente. Confira:

  • Alivia suas dores;
  • Corrige sua postura;
  • Dá força muscular;
  • Previne osteoporose;
  • Melhora a aparência da pele e dos cabelos;
  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Aumenta a autoestima e a autoconfiança.

Portanto, fazer musculação feminina depois dos 40 é perfeitamente viável e pode exigir muito autocuidado. No entanto, os benefícios fazem tudo valer a pena, por isso, não desista!

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here