Está sem tempo de ler? Ouça no player abaixo.


 

A natação é considerada por muitas pessoas a cura para a asma. Porém, como alguém que sofre de falta de ar pode realizar uma atividade física e ainda adquirir benefícios? Entenda mais sobre a relação da asma e a natação.

Não é nenhum segredo que praticar uma atividade física quando se tem asma é um desafio. Além disso, muitas pessoas que possuem essa condição evitam exercícios por medo de acontecer um ataque de asma.

Apesar disso, a natação é um exercício que ajuda muito as pessoas que possuem problemas respiratórios e isso inclui as pessoas com asma, podendo estabilizar seus efeitos.

Portanto, considerar a natação como uma atividade para curar a asma é uma opção excelente para essas pessoas, além de obter diversos outros benefícios que esse exercício físico promove.

Mas afinal, praticar natação é realmente a cura para a asma?

Embora a asma não tenha uma cura, a natação pode ser a chave para tornar a doença crônica mais suportável e aliviar seus sintomas, reduzindo o risco de um ataque.

  • Esse esporte é de baixo impacto e pode tonificar os músculos, oferecer uma maneira segura de exercitar o coração e ajudar no desenvolvimento de força e resistência.

Além de praticar essa atividade física, os pacientes asmáticos também devem iniciar uma dieta mais saudável e um estilo de vida mais ativo para melhorar a qualidade de vida.

Portanto, é importante sempre consultar um médico para obter a medicação correta para controlar os sintomas da asma e ajudar na escolha adequada do exercício físico.

Conheça os benefícios da natação

A natação é uma atividade em que pessoas que sofrem de asma acham mais fácil de praticar e mais eficaz do que outras formas de exercício físico. Alguns dos motivos são:

  • Se a natação é feita regularmente, ela fortalece os pulmões e pode melhorar seu funcionamento.
  • A natação pode melhorar a aptidão cardiovascular e quando o corpo está em forma, os sintomas da asma são desencadeados com menor frequência.
  • A repetição constante dos movimentos da natação melhora a resistência muscular e, como a água é muito mais densa que o ar, maior resistência faz com que os músculos sejam fortalecidos e tonificados.
  • A atmosfera quente e úmida da piscina pode facilitar a respiração.
  • A natação não costuma deixar as pessoas sem fôlego como exercícios de luta por exemplo, mas muito pelo contrário.
  • Além de tudo, a natação garante benefícios psicológicos, reduz a ansiedade, o estresse e a tensão.
  • Ela também promove também uma melhora na postura corporal.

Conduto, é necessário lembrar dos produtos químicos e desinfetantes que são usados na piscina, pois eles podem desencadear um ataque de asma.

É por isso que o aconselhável é escolher locais onde a piscina é bem ventilada, de qualidade e com altos padrões de tratamento de água.

Faça parte da Academia Pratique Fitness!

Sabendo que é importante escolher um local em que as aulas de natação são em uma piscina boa, segura e higienizada, também é necessário contar com professores que possam ajudar os alunos e acompanhar suas condições físicas.

Assim, na Academia Pratique Fitness – a maior rede de academias de Belo Horizonte – se encontra profissionais qualificados e treinados para orientar todas as modalidades que a academia oferece.

Ao acessar o site, é possível notar que além da natação a academia também conta com lutas, ginástica, musculação, dança spinning e muitos outros exercícios!

Portanto, consultar um médico e iniciar uma aula de natação para buscar a cura para a asma e seus benefícios são uma maneira essencial que os asmáticos podem encontrar para amenizar os sintomas e melhorar sua condição física.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here