A artrite é uma doença que pode atingir pessoas de todas as idades, mas é mais comum em idosos. Saber sobre artrite e a musculação é muito importante para as pessoas que buscam entender melhor essa condição e curá-la.

O que acontece com quem sobre essa doença é uma inflamação nas articulações e os sintomas são definidos como dor, dificuldade de movimentar a articulação afetada, calor e vermelhidão.

De acordo com um estudo realizado em Chicago, os exercícios físicos são a melhor forma de melhorar os sintomas dos pacientes e combater a doença.

Não é à toa que as pessoas que sofrem de artrite podem encontrar nos exercícios físicos uma boa forma de retardar essa enfermidade e proteger suas articulações. Entenda melhor a respeito desse assunto!

Artrite e a musculação – Fortalecer os músculos é benéfico

Manter os músculos mais fortes de quem sofre de artrite é fundamental para proteger as articulações.

Uma das atividades frequentes que deve que pode ser realizada pelos pacientes são os exercícios físicos – que ajudam a corrigir e prevenir a perda de movimentos das articulações.

  • Além dos exercícios físicos, a fisioterapia também é essencial em todas as fases da doença.

Por sua vez, a musculação é um dos exercícios que ajuda a diminuir a dor e a inflamação, além de manter o corpo mais saudável e liberar hormônios como a serotonina.

Porém, a musculação deve ser praticada com um acompanhamento profissional, pois os exercícios precisam de adaptados de acordo com a capacidade física do paciente para não forçar nenhuma parte do corpo.

Faça alongamentos

Outra forma de beneficiar as articulações para aumentar a amplitude do movimento é com os alongamentos.

Além disso, é interessante se alongar antes e depois de exercícios físicos como a musculação ou a fisioterapia.

O que é importante quando se trata da artrite é consultar um médico para tomar as medidas certas de prevenção, pois dependendo do estado em que a doença se encontra os alongamentos já não serão tão positivos.

Cuide do seu corpo!

Especialistas no assunto afirmam que a artrite é uma doença que também afeta todo o organismo, portanto, é muito relevante buscar ajuda médica e fazer exames gerais.

Isso ocorre porque além de causar inflamações nas articulações a artrite pode provocar efeitos no sistema cardiovascular e pulmonar.

  • Pesquisas comprovam que o risco de ocorrer infarto é muito maior em que é portador da doença.

Assim, a prática de exercícios físicos ajuda a controlar o peso, movimentar o corpo e as articulações, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares e pulmonares.

  • Além disso, manter o peso corporal adequado ajuda a não sobrecarregar as articulações, o que normalmente acontece com uma pessoa que está acima do peso.

Outro processo importante para evitar qualquer problema no corpo é manter sempre uma dieta balanceada junto com a prática dos exercícios físicos e da musculação.

A dieta deve ser realizada com o acompanhamento de um especialista, já que idosos ou pessoas de outras idades possuem organismos totalmente diferentes e um profissional pode indicar o que é melhor para cada um.

Conheça a Academia Pratique Fitness!

Sabendo que os exercícios físicos são fundamentais para prevenir e melhorar a condição das articulações de quem sofre de artrite, frequentar uma academia que possui bons equipamentos é essencial.

Com isso, a Academia Pratique Fitness é uma das melhores redes de academia de Belo Horizonte que conta com aulas de lutas, natação, musculação, pilates, ginástica e muito mais!

Portanto, a artrite e a musculação devem caminhar juntas de uma forma em que as pessoas que sofrem dessa doença possam melhorar o movimento do corpo e se sentirem bem melhores com a prática de exercícios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here