dores dos primeiros treinos

O que as pessoas não sabem é que é normal sentir dores nos primeiros treinos. Mas, infelizmente, muitas pessoas desistem de praticar exercícios físicos por conta das dores musculares. 

Além de tudo, muitos ainda não sabem que existem inúmeras maneiras de tratar as dores musculares causadas pelos treinos. E cada uma delas podem sentir de um modo diferente, dependendo muito de cada treino

A intensidade da dor varia de acordo com o treino. Por isso, veja algumas opções para reduzir as dores musculares nos primeiros dias de treino. 

dores dos primeiros treinos

Dores dos primeiros treinos 

As dores musculares, na maioria das vezes, é um sinal bom, mas mesmo assim não deixam de incomodar. Vejam as dicas do que fazer para evitar as dores dos primeiros dias de treinos. 

 

  • Alongamentos 

 

Os alongamentos musculares devem ser realizados antes e logo após o encerramento das atividades físicas. 

Esse hábito ajuda no impacto dos exercícios, auxiliando que as dores sejam intensas. Por isso, espere alguns minutos para iniciar as atividades, já que ao iniciar imediatamente pode aumentar o risco de lesões. 

Ao finalizar os exercícios, é necessário se alongar novamente, esticando os músculos com muito cuidado para que eles relaxem. 

Este alongamento é chamado de estático, pois ele é mais tranquilo, muito diferente do pré-treino que é trabalhado nas articulações. 

 

  • Aplique gelo no local

 

O gelo auxilia a inibir o processo inflamatório, mas ele deve ser utilizado imediatamente após o treino. 

Então, ao chegar em casa com as panturrilhas doloridas, faça imediatamente uma complexa fria, por exemplo. 

O gelo só surte efeito no mesmo dia, caso deixe para aplicar no dia seguinte, o processo inflamatório já vai ter se instalado. Neste caso, é recomendado outra técnica. 

 

  • Alimente-se adequadamente para evitar as dores dos primeiros treinos 

 

Um modo de aliviar as dores dos primeiros treinos é ingerir os alimentos corretos, ricos em proteínas, como: leite e derivados, carnes, produtos à base de soja, entre outros. 

Desse modo, as fibras lesionadas devem se reconstruir e parar de causar dores. Porém, somente esses nutrientes não bastam. Eles deverão vir acompanhados de carboidratos, já que é o açúcar que leva a proteína para dentro de todas as células musculares. 

Afinal, comer frango ou um sanduíche com salada,por exemplo, é uma excelente alternativa.

 

  • Massagens para aliviar as dores dos primeiros dias de treinos 

 

dores nos treinos

As massagens são uma excelente estratégia para eliminar todas as dores após a prática de atividades físicas. 

Elas conseguem, em alguns casos, acabar com os pontos de tensão que são os causadores das dores musculares, além de auxiliar no relaxamento da musculatura

Afinal, com os exercícios físicos a circulação sanguínea é ativada, aumentando a oxigenação dos tecidos produzindo os efeitos analgésicos. 

Além de tudo, a massagem nutre todas as células, auxiliando as fibras musculares a se recuperarem mais rápido. 

 

  • Tome um banho para aliviar as dores

 

Um banho relaxante auxilia no alívio das dores. Por isso, aproveite a água quente pois ela estimula a circulação sanguínea, tendo uma ação vasodilatadora. Com isso, levará os nutrientes e o oxigênio para os músculos se recuperarem mais rápido. 

Desta forma, não terá mais desculpas para não praticar exercícios físicos. Então, comece já os seus treinos e melhore toda a qualidade de vida. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here