Quando se trata de ter um corpo bonito, parecido com o de alguém que seguimos nas redes sociais, não nos atentamos aos detalhes. Fato é que, às vezes, ignoramos nossas próprias características e necessidades, em busca do padrão, o que não deve acontecer, já que cada pessoa é diferente. Assim, entre os vários conceitos, existe o de definição e ganho de massa muscular, que está na boca de muitas pessoas.

E se você está entrando agora, ou já é um frequentador de academia mas não entende bem o que isso quer dizer, ou acha que é tudo a mesma coisa, saiba que você precisa aprender sobre esse conceito para que possa, inclusive, definir o seu próximo treino.

Por isso, no post de hoje, iremos explicar um pouco mais sobre os conceitos de definição e ganho de massa muscular. Acompanhe-nos até o final.

Afinal, para quê serve a musculação?

definição e ganho de massa muscular

Antes de mais nada, precisamos explicar para quê serve a musculação.

Ao contrário do que uma grande parcela de pessoas imagina, musculação não é para te deixar parecido com um herói da Marvel, cheio de músculos, a menos que seu objetivo seja este.

É muito comum, principalmente as mulheres, chegarem até a academia e falarem: ” Eu quero treinar, mas não quero ficar muito “grande”!”

Calma, as coisas não são bem assim.

A musculação é uma modalidade de exercício que visa a redução de gordura corporal, aumento de massa magra e fortalecimento. E, para quem não sabe, massa magra não diz respeito só aos músculos, mas ao conjunto de ossos, órgãos e tudo aquilo que não é gordura.

Assim, acreditar que só porque você treina musculação você vai ficar musculoso é um equívoco, pois cada tipo de treino possui um objetivo.

Os objetivos da musculação: definição e ganho de massa muscular

Existem diversos objetivos que pode ser alcançados com musculação, como fortalecimento, recuperação de músculos e definição ou ganho de massa muscular. O que vai diferir um objetivo de outro é a alimentação, frequência do treino, modo de execução, carga e variação.

Assim, os treinos de definição muscular são voltados para pessoas que estão acima do pesou ou não, mas que desejam ter um corpo mais esbelto, enxuto do modo grosseiro de se dizer.

São pessoas que têm o objetivo de reduzir o seu percentual de gordura, ficando magras, mas com mais músculos, ou seja, aumentando a sua magra.

Ideal para aquelas pessoas que não querem ter os músculos muito saltados, coxas, glúteos ou braços maiores.

Os treinos são realizados mais vezes na semana, com um número de repetições maiores entre as séries. Além disso, comumente, possuem carga de peso menor e com mais repetições, além de terem inseridos treinos aeróbios de média a alta intensidade para queima de gordura.

Já o treino para ganho de massa muscular é ideal para quem deseja ganhar mais forma. Fisiculturistas, por exemplo, a depender da categoria que participam, realizam esse treino de definição, onde, a grosso modo, desejam ficar “maiores”.

Há também aquelas pessoas que possuem um biotipo tão magro que precisam realizar esse tipo de treino para ganhar mais “corpo”.

Estes treinos são realizados menos vezes na semana, com carga de peso maior e menos repetições. Treinos aeróbios são realizados de maneira comedida e, de modo de geral, com baixa intensidade.

Agora que você sabe a diferença entre definição e ganho de massa muscular, já escolheu seu objetivo para treinar aqui na Pratique?

Estamos te esperando!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here