HomeAcademia Pratique Fitness Exercícios Para Gestantes

 Exercícios Para Gestantes

A gravidez é um momento delicado quando o assunto é pratica de exercícios físicos, isso porque não são todos que oferecem a segurança necessária para as gravidas. Os exercícios para gestantes devem ser leves e sempre supervisionados.

Muitas mulheres ficam com receio de praticar qualquer tipo de exercício nesse momento, porém, a falta de atividades físicas nesse período também pode trazer problemas para a gravidez. Por isso, o equilíbrio é essencial.

Nós preparamos uma lista segura com os exercícios para gestantes que não só são permitidos, mas também vão auxiliar para uma gravidez saudável e um parto seguro. Confira!

4 Exercícios para gestantes seguros

Como já sabemos, não são todos os exercícios que são seguros, mas igualmente não seguro, é quando a mulher decide não praticar nenhum tipo de exercício durante a gravidez, o que também pode dificultar a saúde durante esse período. Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 exercícios para gestantes que são totalmente seguros!

  • Caminhada

A caminhada é um exercício dinâmico, e durante a gravidez ele pode ser muito benéfico, além de ser totalmente seguro. 30Min de caminhada por dia já vai auxiliar na melhora da circulação sanguínea, que fica prejudicada nesse período, e diminuir o temido inchaço, que incomoda tantas mulheres.

Além disso, no período final da gravidez, a caminhada é uma ótima aliada para a melhora da dilatação e um parto de sucesso!

  • Hidroginástica

A hidroginástica também é a queridinha das gravidas. Isso porque ela auxilia de forma intensa no controle de peso, que fica mais complicado nesse período. Além disso, ela também trabalha os músculos pélvicos, que são essenciais para a dilatação.

  • Bicicleta ergométrica

Aqui, é importante dizer que quando falamos em bicicleta, nos referimos a ergométrica, e não a convencional. Isso porque a convencional pode apresentar um risco as gravidas, pelo impacto com o asfalto. Já a ergométrica é muito benéfica e segura, e auxilia no controle de peso, diminuição do inchaço e muito mais.

  • Alongamentos

Os alongamentos não só são permitidos, como essenciais nesse período. Os alongamentos vão ser de grande ajuda, principalmente nos meses finais da gravidez, onde o inchaço e aumento de peso podem dificultar até mesmo as atividades mais simples do dia a dia.

Quais são os exercícios proibidos?

Você já sabe quais são os exercícios para gestantes ideais e seguros, mas se está com dúvidas sobre o exercício que planeja praticar, nós vamos mostrar alguns dos exercícios que apresentam um grande risco para as gravidas.

  • Musculação

A musculação não é recomendada nesse período, pois pode ser um grande risco para a mulher e o bebê. Com a circulação e o sistema respiratórios comprometidos, até mesmo a falta de fôlego durante a atividade são um risco eminente.

  • Corridas

As corridas também não são uma boa opção para as grávidas, isso por ser uma atividade de alto impacto, que pode até mesmo abrir o colo do útero e estimulando um parto prematuro, um dos maiores temores das grávidas.

  • Lutas marciais

Parece bem óbvio, mas muitas mulheres não sabem que as lutas marciais são estritamente proibidas nesse período, por conta do risco de os golpes acertarem a barriga, e do esforço físico intenso que elas demandam.

Procure sempre a autorização médica!

Você já conhece quais são os exercícios para gestantes ideais, porém, antes de começar qualquer um deles, é de extrema importância que você consulte o seu médico especialista, pois só ele pode analisar seu caso específico e te autorizar ou não. Sem a autorização médica prévia, nenhum exercício deve ser praticado.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS