HomeAcademia Pratique FitnessQuem Tem Osteoporose Pode Praticar Treino de Pernas?

Quem Tem Osteoporose Pode Praticar Treino de Pernas?

Está sem tempo de ler? Ouça o post no player abaixo!


O treino de pernas, apesar de odiado por muitos, é parte essencial de uma rotina de exercícios. Apesar disso, muitas pessoas acreditam que quem tenha osteoporose não pode treinar perna. Será mesmo que isso é verdade?

Osteoporose é o nome dado à condição de massa óssea reduzida, muito comum em idosos, principalmente mulheres na pós-menopausa. É estimado que, depois dos 35 anos, as pessoas percam, em média, 0,3% de massa óssea ao ano.

Aqui, você irá aprender um pouco mais sobre a relação da osteoporose com o treino de pernas. Desde entender como a doença reage aos exercícios até receber dicas de treino especiais para quem sofre dela.

O treino afeta negativamente a osteoporose?

Como dito anteriormente, a osteoporose é uma condição onde a massa óssea está desgastada. Ela afeta, principalmente, o fêmur, a coluna e as articulações, sendo duas delas as áreas de maior impacto do treino de pernas.

Portanto, é comum surgir a dúvida se o treino de pernas não seria prejudicial esses pacientes. Mas isso não passa de um mito. Na verdade, treinar os membros inferiores é beneficial para a osteoporose.

Os benefícios são vários, e servem tanto na prevenção quanto no combate à osteoporose. A seguir, você vai entender um pouco os motivos de praticar o treino inferior quando se tem osteoporose.

Benefícios do treino de pernas para o combate a osteoporose

  • Ganho de massa muscular

O ganho de massa muscular parece não estar conectado à saúde dos ossos. Mas a verdade é que aumentar a massa magra ajuda muito na prevenção e tratamento da osteoporose, pois ajuda a diminuir o impacto nos ossos.

  • Controle da perda de massa óssea

A perda de massa óssea, como anteriormente dito, é uma condição natural da idade, e pode piorar com o sedentarismo. Porém, ao contrário do que se pode acreditar, o treino de pernas ajuda no ganho de massa óssea.

Isso acontece porque a força que os músculos exercem sobre os ossos aumenta sua densidade, causando ganho de massa. O treino de pernas é ideal para isso, pois a força da gravidade também ajuda na equação.

  • Melhora o equilíbrio

A alteração de equilíbrio é um dos sintomas mais visíveis da osteoporose. Ela ocorre tanto pela fraqueza quanto pela alteração de massa disforme no corpo. Esse é um fator que também pode ser combatido com o treino inferior.

O consenso é que, ao fazer com que os músculos trabalhem juntos em uma atividade, eles reaprendem a manter a estabilidade. Além disso, o ganho de massa óssea também ajuda a controlar o equilíbrio e evitar quedas.

  • Melhora as dores

As dores causadas pela perda de massa óssea estão entre os incômodos mais frequentes de quem tem a doença. A prática de exercícios pode, com o fortalecimento dos ossos, servir como analgésico para essas situações.

Como se exercitar de forma saudável

  • Evite exercícios de flexão de coluna

Exercícios que mantém a coluna estendida são mais apropriados para quem tem osteoporose do que os que a flexionam. Isso acontece porque os ossos da coluna vertebral estão entre os mais afetados pela osteoporose, não sendo resistentes como o fêmur.

  • Evite cargas muito altas ou de alta intensidade

Pelo mesmo motivo, também é bom evitar exercícios com cargas muito altas. Se o peso na máquina for maior do que o músculo consegue levantar, outro órgão próximo vai ter que receber a carga a mais. Inevitavelmente, recairá na coluna.

Exercícios de alta intensidade ou com muitas séries também devem ser evitados. O treino de pernas para quem tem osteoporose é benéfico, mas deve ser executado com cautela.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vera Lúcia laurenco costa da Silveira on Principais aulas de academia que queimam mais calorias
Maria José Coelho alves on A musculação feminina engorda ?
Michele Cristina Xavier de Souza on Principais aulas de academia que queimam mais calorias
Lutumba Komba Suai Nkongolo on Melhore a sua performance no boxe
Pratique Fitness on 7 aulas que mais queimam calorias
Michele Zita Silva Costa on Aula de natação com bebês
Fernanda Aparecida Ferreira on Treino de spinning
Barbara Greice Silva dos Santos on Conheça o SAC da Academia Pratique
Haroldo Vieira Costa on Aula de hidroginástica emagrece?
Fabiana Pinto Oliveira on Treino de spinning
jose carlos domingues on Natação para idosos ou academia?
Delza Lucia da Silva Marques on Conheça os benefícios da hidroginástica
Ilza Flausino Barbosa on Pós-treino: o que comer?