HomeAcademia Pratique FitnessEntenda Agora A Importância Da Natação Infantil

Entenda Agora A Importância Da Natação Infantil

Compreender a importância da natação infantil pode ser um assunto um pouco complexo para algumas pessoas, mas basta pensar nos benefícios que a natação fornece, tanto para os adultos, quanto para as crianças.

Além disso, manter a criança sedentária na fase infantil pode prejudicar todo o seu desenvolvimento – o que gera falhas na resistência e flexibilidade do corpo. Isso também pode resultar na má postura.

Assim, a natação infantil é uma solução para muitos problemas. Dessa forma, entenda mais a respeito da sua importância e seus benefícios para proporcionar à criança uma vida muito mais saudável.

Importância da natação infantil

Apresentar a natação infantil para os filhos são uma ótima maneira de estabelecer um estilo de vida mais saudável.

Uma das maiores vantagens ao praticar essa atividade física é que ela permite que as crianças se aventurem e se divirtam, tudo de maneira natural do ser humano.

Além disso, a natação proporciona para as crianças e os adultos um exercício mais longo em comparação com outros tipos de exercícios, pois elas tendem a se exercitarem por mais tempo.

Sendo assim, a natação é um exercício perfeito para as crianças saírem do sedentarismo, já que ela é uma atividade de baixo impacto e que proporciona muita energia para crianças.

Em consequência, a chance de se machucar nessa atividade é muito menor comparada a qualquer outro esporte ou treinamento.

Benefícios para as crianças de praticar natação

Um grande benefício da natação é que ela desencadeia a liberação de endorfinas.

As endorfinas, conhecidas como “hormônios da felicidade ou do bem-estar”. Esse hormônio faz as pessoas se sentirem melhores e com a auto estima mais elevada.

Além desse benefício, obtenha conhecimento sobre mais alguns deles para ajudar sua decisão de colocar a criança em uma aula de natação:

  1. Desenvolvimento psicomotor: a criança encontrará na água a possibilidade de se mover com mais liberdade e continuidade de movimentos muito maiores.

Desde muito cedo, essas crianças começam a ter noções de deslocamento e distância – o que resultará em maior coordenação motora.

  1. Fortalecimento do sistema cardiorrespiratório: a natação ajuda a fortalecer o coração e os pulmões. Isso ocorre devido à respiração na água, a eficiência na oxigenação e transferência de sangue é aumentada.
  2. Ajuda o sistema imunológico: as doenças respiratórias preocupam muita gente, mas uma das maneiras de evitar isso é colocar a criança na natação pois a atividade ajuda a aumentar a capacidade e fortalecer o sistema respiratório.
  3. Aumenta o QI: é comprovado que as crianças que nadam em seus primeiros 2 anos de vida desenvolvem uma percepção maior do mundo ao seu redor. Melhorando a criatividade e na capacidade de observação.
  4. Melhora e fortalece o relacionamento emocional e cognitivo entre bebê-mãe-pai.
  5. A socialização começa sem traumas em um ambiente recreativo: as crianças desenvolvem-se em seu ambiente de maneira natural e estar na piscina com outras crianças podem ajudar na interação, além de incentivar o compartilhamento e a realização de atividades com outras pessoas.

Geralmente, as crianças adquirem mais confiança para se comunicarem e se desenvolverem quanto estão em grupo, já que estarão em constante contato com instrutores e outras crianças.

Além desses benefícios citados acima, a natação ajuda a criança a relaxar e se sentir mais segura. Sendo assim, investir na natação infantil é um processo bastante relevante para a infância do seu filho ou filha.

Dessa forma, ao entender a importância da natação infantil conte com uma academia de qualidade e professores especializados que darão as melhores aulas de natação infantil! Acesse o site na Academia Pratique Fitness e saiba mais!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS