HomeAcademia Pratique FitnessZumba fitness Ajuda No Colesterol?

Zumba fitness Ajuda No Colesterol?

A zumba fitness é um programa de exercícios aeróbicos, inspirados na dança latina. Ela tem ganhado cada vez mais espaço nas academias, por todos os benefícios que oferece à saúde

A zumba é mais que um estilo de dança, ela é uma atividade fitness, que ajuda no emagrecimento, condicionamento físico e saúde. Esse estilo de treino-dança existe desde 1990 e foi criado por Beto Perez.

Mas afinal, quais os benefícios da Zumba e em quais casos ela é indicada?

Para quem tem essas dúvidas ou está buscando uma atividade física gostosa de fazer e com muitos resultados, o conteúdo abaixo poderá esclarecer e direcionar.

Benefícios da Zumba Fitness

A zumba fitness é uma atividade aeróbica, que auxilia muito na perda de peso, pois em uma aula de 45 minutos, é possível perder 700 calorias, por exemplo., enquanto outras atividades focam mais em definição muscular.

Não é novidade que muitas pessoas tem optado pela zumba, ao invés de atividades mais tradicionais, pois, avaliando o custo benefício, a zumba está em vantagem, uma vez que é prazerosa de ser feita, emagrece e define o corpo.

Além disso, muitos problemas de saúde podem ser evitados com a prática da zumba 3 vezes por semana, que é o recomendado. Tais como:

  • Dores lombares

  • Obesidade, que causa diversos problemas

  • Problemas cardiovasculares

  • Sedentarismo

  • Retenção de líquidos

  • Eliminação de toxinas

  • Auxilia na memória, equilíbrio e coordenação motora

  • Acelera o metabolismo

  • Alivia stress, ansiedade e até depressão.

O que é colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura necessária ao organismo, que se aloja nas células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestino e coração. Porém, se essa gordura estiver em excesso, pode ocasionar um infarto ou AVC.

Por isso é muito importante fazer um acompanhamento médico, para controlar o colesterol do organismo e evitar esse tipo de problema, que pode até mesmo ser fatal, dependendo da proporção.

Colesterol alto não significa aumento de peso. A pessoa pode ser magra e estar com o colesterol alto, seja por herança genética ou por má alimentação, mas o importante é tratar esse problema, antes que ele se agrave.

A zumba fitness ajuda no colesterol?

Uma das medidas mais importantes na prevenção de problemas cardiovasculares é a prática de exercícios físicos, pois essa pratica elimina o sedentarismo e melhora a circulação corporal e cardíaca, além de liberar endorfina, que causa relaxamento e bem-estar.

A zumba, aliada a uma boa alimentação, livre de gorduras hidrogenadas, açucares e farinhas, além da não ingestão de bebidas alcoólicas e cigarros, contribuirá para um estilo de vida mais saudável.

Porém, é importante fazer um acompanhamento com o endocrinologista, para que ele avalie as condições de saúde e oriente o melhor tratamento, para ser feito em paralelo a zumba fitness, pois ela atua apenas como método preventivo.

Para quem  zumba fitness é indicada?

A zumba fitness, por ser uma atividade física aeróbica, não apresenta contra indicações. Todas as pessoas interessadas em se exercitar, queimar calorias, combater o sedentarismo ou aprender a dançar, podem optar por fazer zumba fitness.

A indicação é que a zumba seja feita até 3 vezes por semana e ela pode ser praticada por qualquer pessoa, que não esteja impossibilitado de dançar ou que não esteja com problemas na coluna vertebral ou em outras articulações.

Apesar de não haver contraindicação, é recomendado em casos especiais, como o de gestantes ou idosos, por exemplo, o uso de um aparelho que meça a frequência cardíaca durante a aula.

Seja para pessoas obesas, adolescentes ou idosos, a zumba fitness é uma excelente atividade física, pois ela promove o bem-estar, condicionamento físico, perda de peso e melhora no sistema cardiovascular.

Saiba mais sobre os benefícios da zumba no site https://pratiquefitness.com.br/blog/

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS