Infelizmente, o Brasil e o mundo apresentam números cada vez mais preocupantes de obesidade infantil. Mas saber como convencer crianças a praticarem esportes para desenvolver hábitos saudáveis nem sempre é fácil.

Primeiramente, é preciso entender que existe uma diferença entre obesidade e sobrepeso. O sobrepeso não é uma doença, é um indício de que você está um pouco acima do peso ideal – mas isso não necessariamente pode ser um problema.

A obesidade são níveis extremos de sobrepeso e deve ser combatida com uma dieta saudável e rotina de exercícios físicos.

Tratando-se de crianças isso é ainda mais perigoso, pois nesse momento da vida – e até o final da adolescência – elas estarão incorporando hábitos que levarão para a vida toda.

Descubra convencer crianças as praticarem esportes

Quem tem filhos muito acima do peso pode estar enfrentando uma série de preocupações. Realmente, convencer crianças a praticarem esportes pode ser difícil porque elas não compreendem a necessidade disso.

Então, nem sempre os argumentos biológicos podem ser os melhores nessa idade (explicar que o excesso de peso pode trazer uma série de malefícios à saúde, por exemplo).

Nesse momento, o melhor é estimular a prática de exercícios mostrando que pode ser algo prazeroso para eles. Não tente impor atividades físicas como uma obrigação, mas como um momento de lazer.

Jogar futebol, vôlei, aula de dança, andar de bicicleta, aula de artes marciais e coisas do gênero são ótimas modalidades para convencer crianças a praticarem esportes.

Elas exercitam todo o corpo e não envolvem grande trabalho com peso (algo que não é recomendado para os pequenos).

Não podemos deixar de falar que esse momento é uma grande oportunidade para ter um contato maior com seu filho caso vocês pratiquem alguma atividade física juntos.

Outro problema a respeito das crianças são os famosos videogames, que afetam principalmente os meninos. Os pequenos passam horas e horas na frente da TV ou computador sem praticar qualquer exercício.

Esse é um grande gatilho para a obesidade, sendo recomendado estipular um tempo máximo para que eles passem na frente das telas.

Alimentação também é importante

A obesidade é combatida com atividades físicas, mas a alimentação também é algo essencial. Apenas convencer crianças a praticarem esportes não é o suficiente para uma vida saudável.

Hoje em dia as crianças estão consumindo muitas refeições prontas e “porcarias” – inclusive, esse é um dos motivos para os grandes números de obesidade infantil nos países.

Sendo assim, invista em uma alimentação colorida, diversificada, saudável, natural e gostosa! As crianças acabam relacionando comida saudável como algo ruim e é preciso mudar esse pensamento para que elas desenvolvam melhores hábitos.

Sendo assim, tente encontrar receitas mais saborosas – algo que é totalmente possível, pois há muitos pratos saudáveis deliciosos. Uma forma de incentivar esses novos gostos é chamar os pequenos para ajudar na cozinha.

Quando são eles mesmos que fazem as refeições acabam tendo mais gosto em comê-las depois.

Conheça a Pratique Fitness

Talvez você possa achar que as academias não são ambientes para as crianças, mas hoje em dia é possível encontrar atividades adequadas para os pequenos.

A Pratique Fitness, por exemplo, oferece aulas de natação e até mesmo de artes marciais para as crianças. O melhor de tudo isso é que eles terão o acompanhamento de um profissional durante as atividades.

Além do mais, é mais um incentivo para a socialização dos pequenos com outras crianças.

Dito tudo isso, se você deseja convencer crianças a praticarem esportes, talvez agendar uma aula experimental nas unidades da Pratique Fitness seja o primeiro passo para isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here