A prática de atividades físicas tem sido muito recomendada por médicos de todas as especialidades, para o tratamento de problemas de saúde física e mental, devido a sua eficácia comprovada. Umas dela é a hidroginástica.

A hidroginástica é um conjunto de atividades físicas desenvolvidas na água, com a supervisão de um instrutor. Ela não tem contraindicações e traz inúmeros benefícios para quem a pratica, inclusive o bem-estar proporcionado pela liberação de endorfina.

A eficácia da hidroginástica é justificada, em especial, por ela ser uma atividade que trabalha todas as partes do corpo da mesma maneira, ou seja, seu efeito é potencializado e atua no corpo todo, oferecendo diversos benefícios.

Benefícios da hidroginástica para o corpo

Dentre os principais benefícios da hidroginástica estão:

  • Bem-estar físico e mental, gerados pela prática de exercícios

  • Interação social, devido as aulas em grupos

  • Fortalecimento dos ossos e músculos

  • Trabalha a postura e flexibilidade

  • Reduz a gordura ruim do corpo

As aulas de hidroginástica proporcionam aos seus alunos uma sensação de bem-estar imediato, por serem feitas na água e porque o corpo libera hormônios de prazer com essas atividades.

Além disso, o fortalecimento dos ossos e preservação das articulações é um ponto forte para pessoas que sofram de problemas ósseos ou musculares, por amenizar seus sintomas, em especial as dores ocasionadas por esses problemas.

A circulação sanguínea e a respiração também são favorecidas com a prática da hidroginástica, de modo que ela é receitada para pessoas que sofram disso, assim como para pessoas com sobrepeso, pois a queima de energia auxilia na perda de peso.

Como a hidroginástica atua no tratamento das dores

É importante lembrar que cada dor pode ter uma origem diferente e a ida ao médico para identificar e tratar não deve ser descartada. Após isso, é recomendada a prática de hidroginástica em paralelo ao tratamento, auxiliando na diminuição dela.

Mas como isso acontece? Os exercícios propostos na aula de hidroginástica promovem a movimentação de todo o corpo, eliminando o sedentarismo e auxiliando na perda de peso, o que já auxilia em dores nas articulações provindas desses problemas.

Além disso, o fortalecimento muscular e ósseo é um grande aliado no tratamento de doenças ósseas, como a osteoporose, por exemplo. Deste modo, apesar da hidroginástica não tratar o problema, ela ameniza os sintomas e ajuda a desacelerar o problema.

Para intensificar os efeitos da hidroginástica, recomenda-se uma dieta balanceada, com a redução de açucares, farinhas e gorduras hidrogenadas, que geram aumento de peso e problemas cardiovasculares e a inclusão de saladas, proteínas e frutas, que oferecem os nutrientes necessários.

Esta atividade também é muito recomendada para gestantes e terceira idade, por não oferecer perigo e por oferecer inúmeros benefícios para a saúde. Além disso, por ser praticada na água, tem menos impacto e ajuda a evitar lesões na gestante e no bebê.

Cuidados na prática de hidroginástica

Apesar de não haver contraindicação para a prática da hidroginástica, é importante se atentar a alguns cenários e sempre buscar recomendação médica, antes de iniciar essas atividades. Como nos seguintes casos:

  • Pós cirurgia

  • Portador de necessidades físicas especiais

  • Portador de necessidades mentais especiais

  • Fratura de ossos

  • Problemas cardíacos e respiratórios

Isso não significa que pessoas nesse estado não possam praticar hidroginástica, pelo contrário, os benefícios são garantidos para todas as pessoas, porém, elas devem conversar com um profissional da saúde, para entender a intensidade e frequência que deve praticar essa atividade.

Pode-se concluir afirmando que, independente da origem da dor, a hidroginástica pode auxiliar, aliviando-a e trabalhando na diminuição do problema que a ocasionou. Além disso, o bem-estar mental causado por essa prática é recomendado como prevenção de dores, stress e ansiedade.

Confira mais benefícios da hidroginástica no site https://pratiquefitness.com.br/blog/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here