HomeAcademia Pratique FitnessRetenção de líquido: o que causa e como evitar

Retenção de líquido: o que causa e como evitar

A retenção de líquido atinge várias pessoas, principalmente as mulheres. Apesar de não ser algo muito grave, acaba gerando incômodo pelo inchaço, incomodando o uso de algumas peças de roupas como calças e meias apertadas.


Então, pode ocorrer a retenção quando o corpo não consegue eliminar os fluidos em excesso. Com isso, acaba acumulando nos tornozelos, pernas, nos abdomens  e mãos, causando o inchaço. 

Segundo o Ministério da Saúde, isso ocorre por causa das pessoas beberem pouca água, e muitas deles consumirem álcool, além de ingestão de alimentos ultraprocessados, como presunto e salsicha, por exemplo. 

Retenção de líquido 

A retenção de líquido pode indicar em algumas pessoas problemas no organismo. O inchaço ao redor dos olhos e nas pernas, por exemplo, pode ser um sintoma nos rins. Já nas pernas, pulmões e barriga pode indicar doença cardíaca.  

Além disso, a retenção pode causar dores corporais, desconforto intestinal, agravamento de celulite e estresse, quando for associado a alterações hormonais. 

Por isso, essas alterações podem explicar o porquê que as mulheres retém mais líquidos do que os homens. 

Como evitar a retenção de líquidos

O tratamento para a retenção de líquidos é feito de modo natural, ingerindo mais água, praticando mais exercícios e tomando chás diuréticos. Mas há alguns casos em que é necessário entrar com medicação.  

Então, para evitar a retenção de líquidos é fundamental mudar alguns hábitos, para ter uma qualidade de vida melhor. Veja abaixo quais os passos que você deve tomar.

 

  • Evite alimentos ricos em sódio e ultraprocessados

 

Se você está sofrendo com a retenção de líquidos, um passo importante é evitar os alimentos que a provocam, como açúcar, embutidos, fast foods, ultraprocessados e os ricos em sódio. 

 

  • Hidrate-se para ficar livre da retenção de líquidos

 

Beber água é indispensável na vida de qualquer pessoa para evitar o inchaço. Pois quando o corpo tem a hidratação adequada colabora para o funcionamento dos rins, eliminando todas as toxinas do organismo. 

 

  • Alimentos naturais

 

Os alimentos naturais, segundo o Ministério da Saúde, como frutas, leguminosas, verduras e oleaginosas (castanhas, vegetais como soja, gergelim e pistache), contribui na redução de líquido, já que esses alimentos são substâncias desintoxicantes e antioxidantes. 

retenção

 

  • Consuma fibras

 

Os alimentos que possuem fibras, como laranja, ameixa, mamão e folhas em geral, além de contribuir para o funcionamento do intestino, auxiliam na prevenção de retenção de líquidos. 

Então, esses alimentos devem fazer parte da dieta de todas as pessoas para prevenir o inchaço. 

 

  • Cereais integrais na luta contra retenção de líquido

 

O consumo de cereais integrais auxilia no funcionamento do intestino, além de ajudar a eliminar o inchaço. Por isso, acrescente em sua dieta o pão integral, farelo de aveia, pão de centeio, arroz integral e o farelo de trigo. 

 

  • Chás diuréticos 

 

Os chás diuréticos como o de boldo, hibisco e o chá verde, tem ação diurética que auxilia na eliminação de líquidos e, portanto, ajuda a evitar o inchaço. 

 

  • Exercício físico contra retenção de líquido

 

A prática de atividades físicas é um modo natural de desinchar o corpo com efeito rápido, além de contribuir para o emagrecimento. 

Os exercícios podem ser desde uma simples caminhada, corrida ou até mesmo andar de bicicleta, por exemplo. 

Então, mude já os seus hábitos e fique longe da retenção de líquido.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS