Taekwondo é a modalidade preferida

O taekwondo é uma modalidade preferida por diversas mulheres, ele é um esporte de arte marcial utilizado para autodefesa, que surgiu na Coreia do Sul, em 1955. 

Ela é uma luta que valoriza a perseverança, o autocontrole, a integridade, a lealdade, o respeito e a cortesia entre todos os praticantes do esporte. 

Desta forma, todos os seus movimentos foram desenhados com o único propósito em desenvolver a crença de que é possível ter sucesso a cada dia. Os exercícios praticados no taekwondo mantêm o equilíbrio mental e a confiança física dos seus participantes. 

 Taekwondo é a modalidade preferida das mulheres 

Para as mulheres, o taekwondo é a modalidade preferida por todas, pois os seus exercícios transformam os movimentos conjugados com o espírito. 

Para elas, o corpo inteiro passou a ser considerado uma arma, já que permite que sejam misturados a flexibilidade e a velocidade, usando os pés, joelhos, mãos e os punhos ou até mesmo qualquer outra parte do corpo.
Assim como todo esporte no taekwondo existem algumas regras a serem cumpridas entre todos os participantes. 

Regras na modalidade taekwondo 

Na modalidade do taekwondo possui dois modelos de competição. 

  • Competição de estilo livre: nesta modalidade é permitido usar as técnicas adquiridas na defesa e ataque, de forma livre. 
  • Competição previamente regulamentada: nesta modalidade os competidores devem respeitar o acordado na demonstração antes da prática. 

O taekwondo é a modalidade preferida das mulheres porque as participantes têm primeiro o curso de competição previamente regrada, para poder se apresentar depois nas competições de ar livre.  

Então, na competição o maior objetivo do taekwondo é conseguir atingir a adversária com socos e chutes. E ao atingir o protetor utilizado pelo participante é marcado o ponto. 

Taekwondo duração do combate

O taekwondo modalidade preferida das mulheres, possui três rounds, sendo dois minutos cada, e o intervalo para descanso das participantes é de um minuto. 

  • A cada interrupção do árbitro o cronômetro é pausado. 
  • Se houver empate no final do round, será realizado uma disputa com um round adicional para desempatar. 
  • O primeiro atleta que marcar o ponto, torna-se vencedor da disputa. 

Taekwondo Golpe é pontuação 

Durante a disputa é permitido somente socos (no tronco) e chutes. Os golpes só geraram pontos se forem atingidas as duas regiões do corpo do participante: tronco quando atingir o protetor e a cabeça. 

E sua pontuação acontece da seguinte forma:

  • 1 ponto com o soco no tronco (protetor). 
  • 1 ponto com chute no tronco (protetor). 
  • 3 pontos com o chute giratório no tronco, atingindo o protetor. 
  • 3 pontos quando o chute atingir a cabeça. 
  • 4 pontos quando o chute for giratório atingindo a cabeça. 

Quando os golpes são atingidos o sistema eletrônico do equipamento da atleta relatam. No entanto, é necessário ter um juiz para diferenciar os chutes giratórios. Mas para que os pontos possam ser validados é necessário que haja a confirmação de pelo menos dois juízes dos três presentes. 

Além disso, as participantes do taekwondo, devem utilizar os equipamentos para proteger a cabeça, região genital, pernas e tórax, para evitar ferimentos com os golpes.
Esse tipo de luta vem sendo procurada cada vez mais pelas mulheres, para que possam treinar a autodefesa. Por isso, venha treinar também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here