gestantes que treinam

As gestantes que treinam precisam tomar alguns cuidados especiais, além de manter uma alimentação saudável. Já que a prática de exercícios físicos contribui para aliviar os desconfortos da gestação. 

Além disso, as atividades físicas auxiliam na redução de inchaço, prisão de ventre, dores nas costas, redução do risco de diabetes gestacional e também na melhora da irrigação da placenta. Com isso, promove a rápida recuperação no pós-parto. 

Os exercícios físicos na gestação promovem diversos benefícios para o corpo da mulher. Por isso, é recomendado pelos médicos obstetras a prática das atividades, desde uma simples caminhada até a musculação. 

gestantes que treinam

 Gestantes que treinam 

Os exercícios físicos dependem muito da disponibilidade de tempo e afinidade da gestante. 

A musculação é uma categoria que exige diversos cuidados. Pois ele é de alto impacto, então é necessário tomar cuidado com a carga, já que o objetivo do exercício na gestação é manter o tônus muscular da praticante. 

É não fazer com que ela desenvolva mais massa. Desse modo, é indicado algumas mudanças nos treinos. 

Vejam quais são os cuidados essenciais para gestantes treinarem:

  • Levantar os pesos mais leves, aumentando o número de repetição; 
  • Entre um exercício e outro, aumentar o intervalo de tempo;
  • Não segurar a respiração, expirando de forma contínua ao longo do esforço.
  • Durante os treinos e após, beber bastante água para se hidratar;
  • Não utilizar aparelhos de musculação que pressionem a barriga, como, por exemplo, a máquina de abdominais e a máquina de remada sentada.

Gestantes e os cuidados essenciais 

As gestantes que treinam precisam ficar atentas aos sinais que o corpo dá. Pois, caso sinta algum cansaço ou tensão muscular, é recomendado procurar ajuda de um médico especialista e mudar a rotina de treino reduzindo a frequência. 

As atividades físicas realizadas com todos os cuidados, ajudam as gestantes a relaxar, melhorando a postura, diminuindo as dores da lombar e ainda auxilia no risco de desenvolver as doenças gestacionais. 

Por isso, é necessário cuidados ao  se exercitar. Então, ter a liberação médica é um dos principais cuidados para gestantes que treinam. 

Outro passo importante é ser acompanhada por um especialista no esporte

Portanto, organizar a rotina e garantir a continuidade dos treinos com o máximo de segurança. 

Exercícios recomendados para as gestantes que treinam 

mulheres que treinam

Os exercícios físicos recomendado para as gestantes que treinam são os de baixo impacto, valorizando a sincronização da respiração com cada movimento, como caminhada, alongamentos, yoga, atividades aquáticas, bicicleta ergométrica, tai chi chuan e outras. 

Além dos treinos trazem benefícios durante a gestação, ele auxilia no pós-parto ajudando a voltar ao peso. 

Outros cuidados também devem ser tomados nesse período, como, acompanhar o pré-natal, evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, e suprir todas as necessidades diárias que o organismo precisa para a formação do bebê como uma alimentação balanceada. 

Após o parto para voltar a rotina de treinos é necessário buscar aconselhamento especializado, com autorização do médico e acompanhamento de um personal trainer

Todos os treinos vão levar em conta cada caso, por exemplo, o tipo de parto e quais as condições de saúde da mãe. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here