Já pensou em contar calorias para perder peso? Saiba como funciona

Se você já tentou de tudo para emagrecer, mas não conseguiu, se está fazendo exercícios e ainda precisa eliminar uns quilinhos a mais, já pensou que contar calorias para perder peso pode ser uma boa alternativa?

Pode parecer meio estranho, porém, a matemática dos alimentos pode fazer milagres nesse caso.

Como isso funciona? Veja tudo sobre o assunto a partir de agora!

Por que contar calorias para perder peso?

contar calorias para perder peso

As calorias são a quantidade de energia que um alimento fornece para o corpo. Assim, quanto mais calórico for o alimento, mais chances de engordar ele tem. Por isso, muitas pessoas acreditam que contar calorias para perder peso pode funcionar.

Basicamente, o ser humano precisa, em média, de 2000 calorias para sobreviver durante um dia, entretanto, se esse número for menor, a tendência é que o organismo comece a utilizar as reservas de gordura do corpo para manter as suas funções vitais em dia.

Como fazer isso?

contar calorias

Se você acredita que vai precisar fazer cálculos mirabolantes para emagrecer contando calorias, está muito enganado, pois, com a tecnologia que temos hoje em dia, isso se tornou mais fácil.

Um exemplo de contador de calorias que você pode baixar aí no seu celular, é o MyfitnessPal.

Nele, você fornece seu peso, sua altura e a quantidade de peso que deseja perder, bem como, em quanto tempo, e ele faz os cálculos de quantas calorias você deve consumir por dia. Essa quantidade pode variar, já que você pode registrar nele as atividades que você realizou e, com isso, o número de calorias a serem consumidas vai aumentar.

Além disso, ele faz uma leitura prática do código de barra de produtos, registrando a quantidade de calorias deles e deixando registrado para que você não tenha trabalho de fazer o mesmo processo no dia seguinte.

Assim como esse aplicativo, existem muitos outros. Portanto, basta você pesquisar, caso deseje, e começar a sua dieta.

Dicas importantes que você precisa saber antes de começar

1 – Nem sempre o alimento que tem menos caloria é o mais nutritivo

Existem alguns alimentos que, embora menos calóricos, não fornecem a quantidade de nutrientes necessários para o seu corpo. Portanto, é nesse momento que você precisa tomar cuidado.

Por exemplo, entre comer biscoito cream cracker, que, dependendo da quantidade é bem menos calórico do que uma batata doce, é preferível que você fique com a batata doce. Simples de entender, a batata doce é mais saudável, nutritiva e por ser digerida em maior tempo pelo corpo, demora mais para que você tenha fome.

2- Opte por alimentos naturais

Frutas, verduras e legumes sempre serão melhores que biscoitos e pães, mesmo que lights, portanto utilize suas calorias com sabedoria.

3 – Não se esqueça das proteínas

Carnes vermelhas, brancas e peixes, além de ovos são importantes e oferecem alto valor nutritivo para a sua dieta. Por isso, pense nisso no momento de contar calorias para perder peso.

4 – Pratique exercícios

Por fim, não se esqueça de que os exercícios físicos sempre serão seus aliados nessa batalha contra a balança. Desse modo, além de contar calorias para perder peso, conte com a Pratique para queimar gordura e ter o corpo que sempre sonhou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pratique Google