Treino no período pré menstrual e menstrual: principais recomendações

O treino no período pré menstrual e menstrual deve seguir algumas recomendações, tendo em vista que nessa época do mês há uma elevação de progesterona, o que faz com que a mulher sinta dores e desconfortos que podem influenciar o seu desempenho ao fazer exercícios.

É importante, contudo, entender que a mulher não está proibida de realizar exercícios nessa época, mas sim, que deve tomar cuidados para que isso dê mais qualidade de vida à ela e não o contrário.

No post de hoje, você vai entender mais sobre o treino no período pré menstrual e menstrual e saber como pode tirar melhor proveito nesses dias.

Conhecendo o corpo da mulher e os melhores tipos de treino de acordo com cada fase

Mal humor, cansaço e indisposição, estes são apenas alguns dos sintomas que as mulheres vivenciam quando estão no período menstrual. Porém o que muitos não sabem, é que eles podem ser amenizados com a prática de exercícios. É preciso, no entanto, entender como funciona cada ciclo.

No ciclo ovulatório, por exemplo, a mulher tem mais disposição para realizar exercícios de alto impacto, musculação com mais peso e mais intensidade e HIIT são ótimas alternativas para esse momento.

Contudo, quando chega o período menstrual em si, essa disposição toda dá lugar a algumas dores, mas nem por isso é o momento de desistir de praticar atividade física. Assim, o ideal é que a mulher invista em exercícios de menor intensidade, como a caminhada, por exemplo. Na musculação, o ideal é não pegar tão pesado.

treino no período pre menstrual e menstrual

Quando não treinar

O treino no período pre menstrual e menstrual deve ser cancelado quando:

  • A mulher apresentar muita fraqueza e indisposição;
  • Quanto tiver tonturas;
  • Fortes dores de cabeça, como a enxaqueca, por exemplo;
  • Um fluxo intenso.

Nestes casos, o ideal é que a mulher fique em repouso e assim que sentir que está melhor, pode retornar às suas atividades físicas.

Mulheres que menstruam e sua relação com os exercícios físicos

Saúde, Saudável, Higiene, Higiênico, Íntimo, Médico

Cientificamente falando, mulheres que menstruam têm mais disposição para praticar exercícios físicos, dada a elevação hormonal em alguns períodos. Além disso, tal condição pode facilitar o ganho de massa magra.

É fato que o período menstrual pode trazer alguns desconfortos, mas também tem suas vantagens, por isso a mulher deve aproveitar disso.

Resumindo

Em cada fase do mês, é importante que a mulher saiba usufruir das potencialidades do seu corpo. Nos primeiros 14 dias do mês, os níveis de estrogênio no corpo estão em alta, por isso, é possível investir em exercícios de alta intensidade e com mais carga. Já nos outros 14 dias, o ideal é investir em exercícios de carga média, considerando que os níveis de progesterona é que estarão em alta nesse período.

Sabendo disso, chega o momento de você, mulher, investir em si mesma e começar a fazer treino no período pré menstrual e menstrual aqui na Pratique.

Venha, estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pratique Google