Dieta Low Carb: vale a pena?

Encontrar uma dieta que realmente valha a pena nem sempre é algo fácil, pois, apesar de uma grande maioria de programas alimentares oferecerem resultado, nem sempre eles são permanentes, e o pior: podem ter um baixo valor nutricional. Mas, entre tantas opções, existe a chamada dieta Low Carb.

Trata-se de um dieta que busca a redução de carboidratos, enquanto aumenta o consumo de proteínas. É um programa alimentar que realmente dá resultados, porém, algumas pessoas se questionam se vale a pena ou não realizá-la.

E se você está entre elas, saiba que no post de hoje você vai aprender tudo sobre esta dieta para que possa tomar a sua decisão. Então, vamos lá?

dieta low carb

Por que a dieta Low Carb dá resultados?

Como já foi dito, a dieta Low Carb é um programa alimentar que consiste na redução de carboidratos e aumento do consumo de proteínas.

Entre os exemplos de carboidratos temos: pães, massas, bolos, doces, cervejas, refrigerantes, sorvetes e até mesmo, as frutas.

Já entre os exemplos de proteínas temos: ovos, carnes brancas e vermelhas, peixes e leguminosas como feijão e lentilhas.

O resultado para quem faz a dieta é rápido. Isso porque o organismo, para que possa trabalhar de maneira adequada, tem como maior fonte de energia os carboidratos. Assim, quando a redução do consumo desse tipo de alimento é drástica, ele passa a consumir as reservas de gordura como fonte de energia.

Já as proteínas, servem como fonte para construção muscular e também, como meio de regulagem hormonal.

Assim, quem segue essa dieta consegue obter os dois pontos positivos ao mesmo tempo: redução de gordura e ganho de massa muscular, isso, é claro, com ajuda de exercícios, como a musculação, por exemplo.

Pontos positivos da dieta Low Carb

dieta low carb

Os pontos positivos desta dieta são:

  • Queima de gordura rápida;
  • Aumento da massa muscular;
  • Regulagem hormonal;
  • Redução dos índices de colesterol e glicemia.

Além disso, alguns estudos indicam que a redução da ingestão de carboidratos ajuda no tratamento de alguns cânceres, já que as células cancerígenas se alimentam dos carboidratos.

Pontos negativos

Devido ao fato de uma redução drástica de carboidratos, que são a principal fonte de energia do corpo, é possível que ter os seguintes sintomas:

  • Dores de cabeça e náusea;
  • Mal Humor;
  • Fraqueza nos primeiros dias da dieta.

Como fazer a dieta Low Carb?

Existem muitas formas de fazer a dieta Low Carb, e o mais importante você já sabe: consumir uma quantidade mínima de carboidratos. Mas isso não quer dizer que você não precise consumir nenhum carboidrato, porém, nesse caso, você deverá fazer algumas trocas, como, por exemplo, trocar alimentos com farinha branca por integrais.

Além disso, mesmo sendo considerados alimentos proteicos, é preciso que você reduza o consumo de dois alimentos: feijão e leite, já que eles podem reter gases e prejudicar a sua dieta.

É importante fazer refeições a cada 3 horas e cuidar para que a sua alimentação seja nutritiva. Veja um exemplo de cardápio low carb:

Café da manhã

2 ovos mexidos, 1 fatia de queijo fresco e 1 xícara de café

Lanche da manhã

2 rolinhos de presunto e queijo e 1 xícara de chá de sua preferência, sem açúcar.

Almoço

2 filés de frango grelhado, 2 colheres de sopa de arroz integral, salada de brócolis com tomate e repolho.

Lanche da tarde

1 fatia de pão integral com requeijão ligth e 1 xícara de iogurte natural

Jantar

1 porção de patinho moído refogado com abobrinha, 2 colheres de arroz integral e salada de alface e couve-flor.

Lanche da noite

150 g de amendoim torrado sem casca

 

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