HomeAcademia Pratique FitnessJejum intermitente realmente funciona?

Jejum intermitente realmente funciona?

O jejum intermitente é um método que muitas pessoas vêm aderindo para o emagrecimento. Ele tem como objetivo fazer o corpo utilizar a gordura estocada e, com isso, fazendo com que haja a perda de gordura. 

Para realizar esse tipo de jejum, é muito importante manter os horários das refeições, já que ele funciona como um cronograma de alimentação. Além de não existir restrições de alimentos. 

E como consequência ao corpo, esse tipo de jejum melhora a regularização de glicose e suprime a inflamação que ativa os processos diminuindo os radicais livres reparando ou retirando as células danificadas. 

 

Jejum intermitente 

 O jejum intermitente está relacionado muitas das vezes com a diminuição da obesidade, já que ele melhora a resistência à insulina, melhorando a dislipidemia e a inflamação, quando é comparado com pessoas que somente perderam peso. 

Além disso, os pacientes obesos, quando perdem peso, diminui os sintomas de asma e em alguns casos o jejum auxilia nos sintomas de reumatoide e artrite. 

Esse tipo de jejum só é indicado após ser realizado uma avaliação médica, pois exige cuidados e atenção para aderir novos hábitos alimentares que estão ligados à cultura de cada pessoa. E como consequência o jejum pode deixar os indivíduos irritados

Por isso, é muito importante avaliar se somente a diminuição de calorias já não é o suficiente para o metabolismo, e caso seja necessário, avaliar se o jejum intermitente a longo prazo pode trazer algum efeito colateral no organismo do indivíduo. 

 

Tipos de jejum 

Existem diversos tipos de jejum intermitente, vejam abaixo os mais famosos:

  • Coma, pare e coma: Esse modelo alterna os dias de jejum e de alimentação. Nesse caso, permite que você coma o que quiser num período de 24 horas e o dia seguinte deve passar em jejum. 
  • Método 16 x 8: O jejum alterna 16 horas por uma janela de 8 horas é permitido você se alimentar. Basicamente, o jejum intermitente será correspondido ao período do sono noturno. 

Então, você não poderá tomar café da manhã, e fazer a primeira refeição somente ao meio dia, por exemplo, e continuar se alimentando até as 20 horas. 

  • Dieta 5 x 2: Nesse caso, a ideia é que o indivíduo reduza o consumo de calorias, consumindo no máximo 600 por dia durante dois dias da semana. Os dias podem ser separados, e nos demais dias, é permitido realizar a alimentação a vontade, mas sem que haja exageros. 

Quem não é permitido fazer esse jejum? 

dieta

Para pessoas adultas saudáveis não existe nenhuma contraindicação. O jejum intermitente não pode ser realizado em pessoas que apresentam algumas doenças, como:

  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Câncer; 
  • Doenças metabólicas; 
  • Distúrbios alimentares.

Desse modo, ao procurar um especialista no assunto, ele irá avaliar com muito cuidado o caso, e qual será a sua rotina de dieta. 

Ele não pode ser realizado por gestantes, crianças, lactantes e por pessoas maiores de 60 anos. 

Por fim, todo o indivíduo que pratica uma atividade física com uma ótima alimentação pode vir por melhorar a qualidade de vida.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vera Lúcia laurenco costa da Silveira on Principais aulas de academia que queimam mais calorias
Maria José Coelho alves on A musculação feminina engorda ?
Michele Cristina Xavier de Souza on Principais aulas de academia que queimam mais calorias
Lutumba Komba Suai Nkongolo on Melhore a sua performance no boxe
Pratique Fitness on 7 aulas que mais queimam calorias
Michele Zita Silva Costa on Aula de natação com bebês
Fernanda Aparecida Ferreira on Treino de spinning
Barbara Greice Silva dos Santos on Conheça o SAC da Academia Pratique
Haroldo Vieira Costa on Aula de hidroginástica emagrece?
Fabiana Pinto Oliveira on Treino de spinning
jose carlos domingues on Natação para idosos ou academia?
Delza Lucia da Silva Marques on Conheça os benefícios da hidroginástica
Ilza Flausino Barbosa on Pós-treino: o que comer?