Muitos fatores podem estar ligados a dores no corpo, como problemas de saúde, stress, cansaço e até mesmo doenças ósseas, mas hoje em dia as pessoas podem contar com a hidroginástica para o tratamento de dores.

Essa atividade física, aliada a um acompanhamento médico e a uma alimentação saudável, pode ser responsável pelo aumento significativo na qualidade de vida e no bem-estar de pessoas que sofrem com algum problema de saúde.

Diferente do que muitas pessoas pensam, em caso de dores, a pratica de exercícios física é sim recomendada e, inclusive funciona como parte do tratamento, uma vez que pode amenizar os sintomas e interromper o crescimento daquele problema.

Como a hidroginástica para o tratamento de dores atua?

Primeiramente, a causa da dor deve ser identificada através de um atendimento médico, pois a hidroginástica ou qualquer outra atividade física não substitui o tratamento médico, então, conhecer o que causa essa dor é fundamental.

Após isso, deve-se iniciar na hidroginástica, em ritmo médio, sem extrapolar, para que o corpo se acostume e a frequência cardíaca ou respiratória não sejam alteradas. Os exercícios devem ser feitos em dias alternados.

Será possível perceber, logo nos primeiros dias, uma grande diferença de condicionamento físico e disposição, decorrentes da movimentação do corpo devido aos exercícios. Outro ponto favorável é o bem-estar físico e mental, com alívio do stress e ansiedade.

Benefícios da hidroginástica para quem sofre com dores

Independente do problema que ocasiona as dores, fazer atividades físicas na água pode ser um excelente aliado no alívio delas, uma vez que faz com que todo o corpo trabalhe, desde o sistema respiratório, passando por músculos e articulações, até os ossos.

Além disso, por ser na água, não há risco de grandes impactos e lesões, o que favorece a pratica dessa atividade por todas as pessoas, sem restrições.

A hidroginástica é recomendada para o tratamento de dores, pois trabalha a circulação sanguínea, a respiração, o fortalecimento dos ossos e músculos e a preservação das articulações, ou seja, atua em diversas partes do corpo, que causam dor quando estão prejudicadas.

Essa atividade não irá tratar problemas já existentes, portanto, o acompanhamento médico se faz necessário. O que ela faz é amenizar os sintomas, em especial as dores causadas por esses problemas, oferecendo assim uma maior qualidade de vida para o paciente.

Enquanto isso, ela também atua eliminando o sedentarismo e o sobrepeso, que são grandes responsáveis por problemas cardíacos, ósseos e musculares, que podem acarretar em fortes dores e até mesmo perda de movimentos, se não forem controlados.

Para intensificar os efeitos da hidroginástica, recomenda-se uma dieta balanceada, com a redução de açucares, farinhas e gorduras hidrogenadas, que geram aumento de peso e problemas cardiovasculares e a inclusão de saladas, proteínas e frutas, que oferecem os nutrientes necessários.

Não há contraindicação para a prática de hidroginástica, de modo que idosos e gestantes, por exemplo, podem e devem fazer essa atividade, pois além de auxiliar com qualquer tipo de dor, não oferecem perigo de lesão.

Não somente quem sofre com algum problema de saúde deve procurar fazer hidroginástica, pelo contrário, quem está em plena saúde física também deve fazer, para manter o corpo saudável, fortalecido e com baixo índice de gordura ruim.

Porém, quem está com algum problema de saúde e quer recorrer a essa atividade em paralelo ao tratamento, não há restrições, porém é importante consultar um médico, em especial em um pó cirúrgico, para entender o prazo de repouso antes de iniciar.

A hidroginástica para o tratamento de dores pode e será muito eficaz, se feita com comprometimento e em paralelo ao demais cuidados com a saúde, como alimentação saudável, sono em dia, acompanhamento médico.

Acesse https://pratiquefitness.com.br/blog/  e descubra uma academia mais perto de você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here