É muito comum ver adolescentes se questionando sobre quando eles podem começar a musculação, principalmente porque essa atividade exige muita força muscular e desempenho corporal.

O que muitos se surpreendem é que pessoas de todas as cidades podem levantar pesos, até as crianças mais novas.

Porém, o ponto crucial é praticar musculação com segurança exige que a pessoa esteja ciente dos perigos, saiba como se controlar e esteja disposta a aprender a técnica adequada.

Assim, existem alguns perigos que podem ocorrer ao levantar peso, já que as pessoas mais jovens podem não possuir o conhecimento necessário para fazer o que é certo.

Portanto, descubra qual é a idade correta para começar a musculação e entenda se essa atividade pode atrapalhar o crescimento de crianças ou adolescentes.

Qual idade devo começar a musculação?

Crianças de 7 ou 8 anos de idade podem começar a praticar a musculação, caso quiserem. Mas, é importante que os exercícios sejam divertidos e incluem atividades para todo o corpo que usem apenas o peso corporal como resistência.

  • Alguns exemplos são polichinelos, flexões, flexões, abdominais e agachamentos.
  • Também, vale incentivar a prática de competições que envolvam corrida, com largadas, paradas, revezamentos, saltos e pulos.

Aos 9 ou 10 anos, a maioria das crianças estão fisicamente prontas para começar a treinar com uma leve resistência externa.

  • Porém, lembre-se de manter os exercícios mais simples e monitorá-los de acordo com o ritmo de treinamento da criança.

– Muitos treinadores sugerem que as crianças não devem iniciar nenhum tipo de treinamento com pesos antes da puberdade, pois isso colocaria muita pressão sobre músculos, tendões e placas de crescimento.

Aos 13 anos, o sistema nervoso e os músculos da criança devem ter desenvolvido o suficiente para ela começar o treino de musculação.

Aos 14 ou 15 anos, é interessante que ela adicione atividades específicas e aumente o volume de treinamento.

Aos 16 anos, a maioria das pessoas estão prontas para realmente treinar musculação como um adulto. Mas isso só deve ser feito caso elas obtenham conhecimento básico e experiência com treinamentos.

Portanto, essas crianças podem começar a treinar musculação, mas primeiro é importante começar com uma intensidade menor e ir aumentando gradualmente.

  • Independentemente da idade da criança que inicia o levantamento de peso, seu primeiro ano de prática deve ser usado para aprender a técnica correta do exercício e desenvolver um nível bom de condicionamento físico.

Mas afinal, o levantamento de pesos atrapalha o crescimento?

Embora o levantamento de peso é considerado perigoso para as crianças, os médicos pensavam que isso prejudicaria o crescimento. Porém, estudos recentes mostraram que este não é o caso.

Quando realizada da maneira correta, a musculação não afeta o desenvolvimento de uma criança, exceto dando-lhe músculos mais fortes! Então, qual é o perigo?

O que pode acontecer é o levantamento de peso da maneira incorreta e resultar em resultar em lesões, músculos rasgados ou um forte impacto nos ossos. E consequentemente, isso pode atrapalhar o crescimento de uma criança.

Portanto, tenha muito cuidado: o levantamento de peso não atrapalha o crescimento de uma criança caso seja feito o que é certo, mas caso tentar forçar o corpo demais poderá provocar grandes problemas para si mesmo.

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Ao entender como é necessário iniciar a prática de musculação, as pessoas precisam sempre recorrer a locais onde se encontram ótimos profissionais que possam orientar corretamente um exercício.

Assim, contar com a Academia Pratique Fitness faz com que as pessoas optem por um local onde se encontra equipamento de boa qualidade e treinadores especializados.

Portanto, quando se deseja começar a musculação, vale a pena procurar pela academia ideal, além de sempre consultar um médico antes dos exercícios

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