Entender sobre a artrite e a academia é um passo importante para as pessoas que sofrem dessa condição que afeta as articulações do corpo humano.

Muitos podem pensar que, como a artrite limita o movimento do corpo, é impossível frequentar uma academia, mas a realidade é que essa prática é um dos tratamentos da doença.

Quando se adquire uma condição como a artrite, é essencial que o paciente realize atividades físicas para contribuir com a fortificação de suas articulações.

Sabendo disso, conheça quais são as vantagens que os exercícios físicos proporcionam para as pessoas que sofrem de problemas nas articulações.

Artrite e a academia – Quais as vantagens de praticar exercícios?

A artrite reumatoide é uma doença progressiva que causa inflamações nas articulações, inchaço e perda de mobilidade. Seus sintomas surgem lentamente, causando dores que não melhoram com o repouso.

Apesar disso, as pessoas com artrite devem conhecer as vantagens que realizar atividades físicas ajuda em quem sofre dessa condição. As vantagens são:

  • Exercícios como a natação trabalha o fortalecimento dos músculos, além de beneficiar o sistema cardiovascular e pulmonar. Tudo isso sem causar tensões nas articulações.
  • Perda de peso e sensação de bem-estar.
  • Aumenta a flexibilidade.
  • Amplia a movimentação do corpo.
  • Diminui a chance de osteoporose.
  • Melhora a sensação de fadiga.

Com tantos benefícios, ingressar em uma academia que possa fornecer um treinador qualificado para acompanhar e indicar os melhores aparelhos e exercícios será excelente para as pessoas com artrite.

Portanto, praticar atividade física, mesmo quando se tem artrite, é um tratamento que não pode faltar na vida dessas pessoas.

É perigoso praticar exercícios físicos quando se sofre de artrite?

Ao praticar exercícios sem o conhecimento do que se está fazendo pode ser muito prejudicial, principalmente se a pessoa possui alguma condição física.

Além disso, em uma academia por exemplo, exigir muito do que seu corpo é capaz de suportar pode afetar os músculos e os ossos, causando dores ou até mesmo problemas mais sérios.

Assim, quando se tem uma condição como a artrite é importante frequentar um médico antecipadamente para reconhecer quais são suas limitações e realizar exames gerais no corpo.

Também, é essencial que o paciente consulte um fisioterapeuta que possa indicar os melhores exercícios para prevenir e tratar a doença da maneira adequada.

Dessa forma, visitar um especialista é totalmente relevante, principalmente se você sofre de artrite. Porém, como informado acima, não é perigoso praticar exercícios e sim bastante benéfico.

Dicas de atividades físicas para quem sofre de artrite

Alguns exercícios são mais recomendados para essas pessoas, isso porque não é aconselhável praticar exercícios que exigem muito do corpo e dos movimentos.

No início é preciso começar devagar para evitar dores e ainda mais problemas nas articulações. Algumas dicas de exercícios são:

  • Pratique natação ou hidroginástica para movimentar o corpo e não sofrer muito com o impacto, devido ao amortecimento proporcionado pela água.
  • Realize atividades como caminhada, corrida, trilhas ou dança.
  • Faça alongamentos sempre para aumentar a amplitude dos movimentos.
  • Procure por exercícios isométricos.
  • Teste iniciar uma aula de pilates.

Sendo assim, algumas lutas e outros esportes não são muito aconselháveis para as pessoas com problemas nas articulações. Antes de tudo, consulte seu médico para saber se você pode realizar determinada atividade.

Conheça a Academia Pratique Fitness!

As pessoas que procuram um bom lugar para praticar seus exercícios e melhorarem sua condição, podem optar pela Academia Pratique Fitness! Nela, é possível encontrar ótimos treinadores e equipamentos de qualidade!

Dessa forma, a artrite e a academia possuem sua devida relevância para ajudar no tratamento e prevenção da artrite. Então, procure movimentar seu corpo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here