covid-19

Já sabemos que a prática de exercícios físicos auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Principalmente no momento em que vivemos com a pandemia do covid-19.

Muitos vêm apresentando dúvidas se pode treinar após ser vacinado. Já que algumas pessoas apresentam reação com a vacina. 

De acordo com especialistas, se o indivíduo estiver se sentindo bem, não há nenhuma contraindicação em ir treinar, seja na academia ou no ar livre após a vacinação. 

Covid-19 

A pandemia do covid-19 requer alguns cuidados, isso já estamos cansados de saber. Mas muitos estão se sentindo inseguros com a vacina, se pode praticar alguma atividade logo após ter sido vacinado. 

Não existe nada comprovado que um indivíduo não possa treinar logo após receber a dose de vacina. O que pode acontecer, é a pessoa apresentar algum efeito colateral ou alguma reação, trazendo indisposição para a prática de atividades. 

Nesse caso, é necessário poupar por alguns dias os exercícios físicos. Do contrário, caso a pessoa não apresente nenhum sintoma, ela pode praticar as atividades conforme a sua rotina. 

Então, os exercícios físicos podem ser realizados antes ou depois da vacina, pois ela não interfere em nada. 

Vacina covid-19

Posso treinar após ser vacinado? Caso apresente algum efeito colateral com a vacina, o que já sabemos que é muito comum, a mesma pode afetar a qualidade do treino ou fazer você se sentir indisposto para realizar qualquer tipo de atividade física. 

Então, para as pessoas que sentem algum efeito colateral com a vacina do covid-19, o ideal é se manter em repouso, se hidratar, tomar o remédio prescrito pelo médico contra dor e febre. 

Assim, que se recuperar o indivíduo pode retornar a sua rotina de treinos. 

Prática esportiva e a vacina 

vacina

Como diversas pesquisas já apontaram, as pessoas que praticam atividades físicas, sejam elas moderadas, intensas ou regulares, obtiveram um número menor de infecção com o covid-19. 

Elas possuem uma resposta maior com as células de defesa e com a vacina não foi diferente. Os praticantes de exercício físico a maioria das pessoas não apresentaram nenhum tipo de reação à vacina. 

Não é que as atividades físicas modifiquem a eficácia da vacina em si. O que ocorre, é que quando a prática de atividade é feita de modo adequado, sem que haja excesso, ela tem o poder de aumentar a imunidade dos indivíduos. Com isso, melhorando de forma positiva a resposta da vacinação. 

 Treinar após ser vacinado 

Todas as pessoas que praticam alguma atividade física podem treinar após ser vacinado contra o covid-19. Mas que fique claro que não existe uma melhora quando se trata dos efeitos colaterais causados pela vacina. 

Além disso, os exercícios físicos podem piorar os sintomas causados pela vacina do covid-19. 

O ideal é se manter em repouso caso apresente alguma reação da vacina, por exemplo, uma forte dor de cabeça, ao realizar o treino pode ser que piore o quadro. 

Por isso, o ideal é que volte à prática esportiva somente quando estiver se sentindo bem. 

Desse modo, não deixe de se vacinar, e caso não apresente nenhuma reação, continue treinando para contribuir para o seu sistema imunológico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here