HomeAcademiaALERTA! PERIGO PARA ADOLESCENTES SEDENTÁRIO

ALERTA! PERIGO PARA ADOLESCENTES SEDENTÁRIO

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos adolescentes em todo o mundo apresentam baixo nível de atividade física dia.

Por que o sedentarismo é ruim? O que o sedentarismo pode causar?

 

A falta de atividades físicas tem sido associada a várias doenças não transmissíveis, tais como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer. Na população pediátrica, a maioria dos estudos se concentra no efeito do comportamento sedentário e da falta de atividade física na saúde cardiometabólica, que inclui pressão arterial, resistência à insulina, lipídios no sangue e índice de massa corporal.

 

Um grupo de pesquisadores procurou ver como o tempo sedentário dos adolescentes afeta a estrutura e a função cardíaca. No coração, uma função cardíaca diminuída pode levar a um risco aumentado de insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e morte cardiovascular prematura.

 

Num estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports pesquisadores ingleses e finlandeses constataram que adolescentes que passam cerca de 8 horas/dia sentados ou parados têm uma massa ventricular esquerda três vezes maior que o normal! Sabe-se que entre os adultos um aumento de 5 g/m2 na massa cardíaca pode aumentar o risco de doença cardiovascular e morte entre 7 a 20%.

ALERTA! PERIGO PARA ADOLESCENTES SEDENTÁRIO
ALERTA! PERIGO PARA ADOLESCENTES SEDENTÁRIO

Esse achado foi observado em adolescentes independentemente do estado de obesidade, ou seja, entre adolescentes com peso normal e com sobrepeso ou obesidade. É importante ressaltar que a atividade física leve não foi associada a um aumento na massa do coração, mas sim a uma melhor função cardíaca!

 

Fazer uma atividade física moderada a vigorosa também aumenta ligeiramente o tamanho do coração, mas esse é um efeito colateral aceitável, considerando os vários outros benefícios para a saúde da prática de exercícios físicos.

 

Esse novo estudo destaca a importância de estabelecer um estilo de vida fisicamente ativo desde cedo. Quanto mais ativas as crianças e adolescentes, maiores as chances delas se tornarem adultos fisicamente ativos e, dessa forma, evitarem doenças cardíacas e outros males do sedentarismo.

 

A natação é uma excelente atividade para ser praticada por pessoas de todas as idades, em especial as crianças e adolescentes! Mas é importante ser aprendida de forma didática e com segurança. Quer saber onde aprender a nadar com método e segurança?

Vem para a Pratique! Aqui tem atividades para a família toda!

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS