HomeAcademiaQUEM TEM HIPERTENSÃO PODE FAZER EXERCÍCIOS?

QUEM TEM HIPERTENSÃO PODE FAZER EXERCÍCIOS?

Em todo o mundo quase 1,3 bilhão de adultos com idades entre 30 e 79 anos têm pressão alta (hipertensão). A hipertensão é um importante fator de risco para ataque cardíaco e acidente vascular cerebral e uma das principais causas de morte prematura em todo o mundo!

Estudos anteriores mostraram que uma alta aptidão cardiorrespiratória está ligada a uma maior longevidade. Agora, pesquisadores finlandeses procuraram estudar a interação entre pressão arterial, condicionamento físico e risco de morte por doença cardiovascular.

O que causa a hipertensão?

Quando o sangue percorre as veias e artérias no nosso corpo ele exerce uma pressão normal sobre a parede dos vasos sanguíneos. A hipertensão ou pressão arterial elevada é quando essa pressão passa de valores considerados normais. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial. Os principais são:

– Fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol e a falta de atividade física.

QUEM TEM HIPERTENSÃO PODE FAZER EXERCÍCIOS?
QUEM TEM HIPERTENSÃO PODE FAZER EXERCÍCIOS?

O que a hipertensão pode provocar?

Se a pressão arterial se mantém constantemente elevada (acima de 140:90 mmHg ou 14 por 9) ela pode causar dor no peito, infarto, derrame, insuficiência renal e até levar à cegueira!

Para analisar os efeitos de um bom condicionamento físico sobre a pressão arterial, pesquisadores finlandeses usaram dados de mais de 2.280 homens com idade entre 42 e 61 anos, correspondentes a um período de 29 anos. Os resultados foram publicados no European Journal of Preventive Cardiology, o periódico científico da Sociedade Europeia de Cardiologia.

O risco de morte por doença cardiovascular foi analisado após ajuste para idade, índice de massa corporal, níveis de colesterol, tabagismo, diabetes tipo 2, doença coronariana, uso de medicação anti-hipertensiva, consumo de álcool, atividade física, nível socioeconômico e sensibilidade à proteína-C reativa (um marcador de inflamação).

Para avaliar as associações conjuntas de pressão arterial e condicionamento físico com risco de morte cardiovascular, os participantes foram categorizados em quatro grupos: 1) pressão arterial normal e condicionamento físico elevado (este foi o grupo de referência para comparação); 2) pressão arterial normal e baixo condicionamento físico; 3) pressão alta e alta aptidão física; e finalmente 4) pressão alta e baixa aptidão física.

Veja os resultados:

Homens com pressão alta e baixo condicionamento físico tiveram mais que o dobro do risco de morte cardiovascular em comparação com aqueles com pressão arterial normal e alto condicionamento físico. Quando homens com pressão alta tinham altos níveis de condicionamento físico, seu risco cardiovascular persistia, mas era mais fraco!

Considerando apenas o condicionamento físico, em comparação com níveis elevados, o baixo condicionamento físico foi associado a uma probabilidade 74% elevada de morte cardiovascular.

O Professor Jari Laukkanen, um dos autores do estudo, afirma: “Tanto a pressão alta quanto os baixos níveis de condicionamento físico foram associados a um risco aumentado de morte cardiovascular”. No entanto, altos níveis de condicionamento físico diminuem, mas não eliminam o risco de mortalidade cardiovascular em homens com pressão arterial elevada!

ter a pressão arterial sob controle deve ser uma meta para as pessoas que têm hipertensão. Não obstante, o estudo finlandês indica que homens com pressão alta também devem procurar melhorar seus níveis de condicionamento físico com atividade física regular.

QUEM TEM HIPERTENSÃO PODE FAZER EXERCÍCIOS?
QUEM TEM HIPERTENSÃO PODE FAZER EXERCÍCIOS?

Quanto de exercício fazer para ficar saudável?

As diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia recomendam que adultos de todas as idades façam qualquer coisa entre 150 a 300 minutos por semana de intensidade física moderada ou 75 a 150 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa, ou uma combinação equivalente, para reduzir as mortes por doenças cardiovasculares e diversos outros tipos de doença (inclusive o câncer).

Se você não sabe que tipo de exercício fazer ou precisa de uma boa orientação para começar vem para a Pratique! Aqui nós cuidamos de você.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS