Alongar o corpo é importante, já que evita que tenhamos uma má postura e também, que os músculos ganhem mais flexibilidade. Além disso, é também uma ótima forma de impedir que apareçam dores comuns no corpo, como por exemplo, dores no braço, costas, ombros e pescoço.

É importante, no entanto, aprender como alongar da maneira correta, pois a prática realizada de maneira inadequada, ao invés de ajudar, pode afetar o seu organismo.

Assim, no post de hoje, vamos trazer dicas para alongar o corpo da maneira certa e trazer mais benefícios para a sua vida. Então, vamos lá?

1 – Caso realize apenas o alongamento, não se esqueça de aquecer o seu corpo antes

Isso porque com o corpo não aquecido, as chances de ocorrer um estiramento de tendões e músculos de maneira inadequada é muito grande.

Assim, se você for realizar apenas exercícios de alongamento, certifique-se de realizar pequenos aquecimentos, como caminhar no mesmo lugar ou então, fazer polichinelos. Não precisa ser algo tão demorado, um ou dois minutos aquecendo já são suficientes.

É importante também, que na prática de exercícios como a musculação, por exemplo, você cuide para fazer o alongamento após o exercício, preparando-se apenas com o aquecimento antes dele.

2 – Obedeça os limites do seu corpo

alongar o corpo

Alongar é uma prática que, apesar de muitos não acreditarem, requer evolução. Se você passou anos sem sequer fazer uma atividade física, não é de um dia para o outro que vai alcançar a ponta dos dedos dos pés ao alongar o seu tronco, por exemplo.

Então, à medida que você vai realizando o exercício, e com o passar dos dias, isso vai se tornando mais fácil. Aos poucos, você vai ganhando a flexibilidade que tanto deseja, mas seja paciente até chegar a esse nível.

3 – Comece com exercícios simples

alongar o corpo

Esticar o corpo da maneira correta, essa é a dica. Muito embora você consiga alcançar outros patamares no alongamento realizando exercícios específicos, principalmente na prática de Pilates por exemplo, é importante que você não tente inventar muita coisa.

Comece esticando os braços para cima, depois, para os lados segurando os cotovelos; alongue o tronco tentando tocar a ponta dos pés com as duas mãos, depois, com uma mão de cada lado; tente tocar o bumbum com o calcanhar dobrando a sua perna.

Depois de realizar adequadamente exercícios para alongar o corpo, você pode procurar outras alternativas como a Yoga ou Pilates, mas, lembre-se: tenha sempre muito cuidado.

4 Alongue todos os dias

Não tem contraindicação, a não ser que seu médico proíba, mas alongar faz bem para a saúde e leva poucos minutos do seu dia. Além disso, se você trabalha em uma posição, ou seja, muito em pé ou sentado, o interessante é se alongar em diferentes períodos do dia, evitando que o desgaste da posição cause dores e inflamações musculares.

E aí, gostou das nossas dicas de como alongar o corpo?

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