Está sem tempo de ler? Ouça no player abaixo.


O que comer antes e depois do treino? Existe sempre receio, para quem sofre de hipertensão, sobre o que podem ou não ingerir. Obviamente, a dúvida surgiria, também, ao falar do pré e pós-treino.

Tanto no pré-treino, com a ingestão de alimentos energéticos, quanto nos pós, com as proteínas, são abundantes as substâncias maléficas para hipertensos. Fica a dúvida, portanto, se é possível aliar as duas coisas.

Aqui, serão listados alguns alimentos que podem contribuir para o seu treino sem agredirem a pressão arterial. Também daremos algumas dicas sobre o que evitar na hora de escolher o que comer antes e depois do treino.

Que tipos de alimentos estamos buscando?

As necessidades do pré e do pós-treino são muito diferentes. No pré-treino, a busca é por alimentos energéticos, que ajudem a manter o “pique” do atleta. Já no pós-treino, busca-se proteínas e nutrientes perdidos.

Porém, hipertensos tem algumas necessidades especiais, e mesmo salgados fitness são prejudiciais, pelo alto nível de sódio. Sendo assim, é necessário apontar alternativas para não prejudicar a saúde do indivíduo.

Quais alimentos consumir no pré-treino?

  • Canela e chá verde

Um bom chá de canela ou chá verde é uma ótima opção para consumir no pré-treino, pois são termogênicos naturais. Termogênicos são alimentos que fazem seu corpo produzir mais calor – ótimos para queimar gordura e aumentar o rendimento do treino.

  • Batata-doce e outros tubérculos

Tubérculos no geral são carboidratos complexos, que ajudam muito na sensação de saciedade de uma refeição. São uma ótima pedida para consumir no pré e no pós-treino, pois eles mantêm a sensação de saciedade.

  • Sucos naturais

Sucos de fruta naturais são uma ótima pedida no pré-treino de quem tem pressão alta. Além de ricos em frutose – que ajuda na reposição energética, frutas como a laranja ajudam no combate à hipertensão, pelo alto índice vitamínico.

Quais alimentos evitar no pré-treino?

  • Alimentos ricos em cafeína

Café preto, energéticos e até mesmo alguns chás possuem um alto nível de cafeína. Apesar da substância ser benéfica para o pré-treino em indivíduos saudáveis, ela aumenta a pressão arterial, portanto, deve ser evitada.

  • Açaí

Muito popular nas academias do Brasil, a polpa da fruta em si não é prejudicial à pressão. Porém, o açaí industrializado é rico em sódio e açúcares, que aumentam a pressão arterial.

Além disso, é muito comum a adição de guaraná em bebidas sabor açaí. A fruta é rica em cafeína, e, portanto, muito prejudicial para hipertensos.

Quais alimentos consumir no pós-treino?

  • Banana e iogurte

A fruta que é símbolo nacional é também uma ótima pedida no pós-treino. A banana é rica em potássio, elemento que tanto auxilia na recuperação muscular quanto ajuda na regulação do sistema cardiovascular.O Que Comer Antes e Depois do Treino

O iogurte é uma ótima adição por vários motivos. Primeiramente, é rico em proteínas – principais responsáveis na reconstrução do músculo. Ainda, os probióticos presentes nele ajudam na regulação da pressão arterial, além de combinar muito!

  • Carnes magras e batata-doce

Batata-doce e frango é um clássico das academias, mas pouca gente sabe o porquê. Carnes magras, como frango e peixe, ajudam na reposição de proteínas, enquanto o carboidrato na batata-doce auxilia nesse transporte.

Quais alimentos evitar no pós-treino?

  • Carne vermelha

Apesar de muito gostoso e de alto índice proteico, a carne vermelha possui muita gordura, cuja absorção pelo organismo é lenta. Além disso, aumenta muito a pressão arterial, sendo não recomendada para hipertensos.

Essas foram apenas algumas dicas sobre o que comer antes e depois do treino. É sempre bom, antes de montar sua dieta definitiva, consultar seu médico, pois alguns alimentos podem interferir no tratamento com remédios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here