Está sem tempo de ler? Ouça o artigo no player abaixo!


Sofre de dores na coluna constantes? Conheça algumas técnicas de natação que podem te ajudar a aliviar o desconforto no diário. Se aliada a mudanças no comportamento, a natação pode se tornar uma forte aliada no combate à dor.

Dores na coluna são reclamações constantes na atualidade. Alguns agravantes são o sedentarismo, a má postura e o esforço impróprio nas costas. Se não tratados, tais desconfortos podem gerar problemas no trabalho, nas atividades diárias e até na vida sexual.

Neste artigo, será explicado um pouco sobre os fatores que agravam as dores na coluna. Além disso, separamos algumas técnicas de natação essenciais para o combate a esse desconforto.

Principais causas e agravantes de dores nas costas

  • Sedentarismo

O sedentarismo, aliado à depressão, é um dos grandes problemas do século XXI. As causas são óbvias: cada vez mais, o trabalho se torna uma atividade mais intelectual ou criativa e menos física. Isso, claro, falando em ambientes urbanos.

Por si só, desenvolver uma rotina de nado já ajuda a combater o sedentarismo, mesmo se não aliada às técnicas de natação. Porém, um exercício mais focado é mais efetivo no combate ao desconforto.

  • Má postura

A modernidade fez com que as pessoas esquecessem alguns hábitos instintivos que possuíamos no passado. O exemplo mais difundido disso é a posição correta na hora de defecar. Porém, a forma correta de sentar também é uma preocupação dos médicos.

  • Esforço impróprio nas costas

Quando expostos a cargas inesperadas, é muito comum os músculos das costas se lesionarem. Isso se dá pela falta de exercícios e costume de carregar peso do músculo dorsal. Uma rotina de treino e aumento progressivo da carga pode ajudar.

Contribuições da natação para a dor nas costas

A natação é muito recomendada no tratamento de desconforto nas costas. Isso se dá porque, em ambiente aquático, a sensação gravitacional diminui consideravelmente. Além disso, a temperatura da água ajuda a aliviar a tensão na pele e nos músculos dorsais.

A seguir, vamos destrinchar algumas técnicas de natação específicas para o combate à dor nas costas.

Técnicas específicas para o combate às dores nas costas

  • Proteja seu pescoço

Principalmente se você nadar profissionalmente, o nado de costas e a virada olímpica podem causar um efeito negativo na enfermidade. Para evitar que isso aconteça, apoiar o queixo no peito quando realiza a virada ajuda a se proteger.

Quanto ao nado de costas, se feito por um período prolongado, a tensão no pescoço pode piorar as dores. A dica é alternar entre os estilos durante o treino, para sempre trabalhar grupos musculares diferentes e não sobrecarregar nenhum.

  • Nado transversal

Essa técnica é muito difundida no combate às dores nas costas, pois ajuda a fortalecer os músculos da dorsal e do tórax. Surgido da necessidade de técnicas de resgate, é um método de nado muito difundido no tratamento de desconfortos.

  • Utilize-se de acessórios

Pés de pato, pullbuoy e até o famigerado snorkel (o tubinho para respiração). Todos esses acessórios podem ser úteis na hora de praticar seus exercícios, pois ajudam a diminuir a tensão em coisas específicas.

O pé de pato, por exemplo ajuda a diminuir a tensão nos músculos das pernas, aumentando a fluidez do movimento. Enquanto o snorkel é essencial para diminuir a tensão no pescoço quando se está nadando crawl ou borboleta.

  • Peça ajuda de um profissional

Um instrutor de nado ou um médico. Profissionais que passaram a vida estudando e trabalhando nesse tipo de atividade sempre podem te ajudar. Se os exercícios forem praticados deliberadamente, podem agravar o quadro ou até gerar complicações, como a hérnia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here