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Todos os dias, uma nova pessoa se pergunta se há um treino rápido para emagrecer. A questão nem sempre vem, como muitos pensam, pela “preguiça”, mas também como uma forma de otimizar seu tempo na academia.

A obesidade é uma doença que atinge cerca de 20% da população brasileira. Seus maiores causadores são o sedentarismo e a ingestão de produtor hipercalóricos. Além da dieta, uma rotina de exercícios específica é muito importante no combate à condição.

Pensando nisso, separamos uma série de dicas para ajudar na formação da sua grade. Com certeza, ao final deste artigo, você terá encontrado seu treino rápido para emagrecer ideal.

Mas afinal, qual é o segredo?

Seu nutricionista estava certo: não existe fórmula mágica. Mas, de fato, existem alguns “truques” que podem te ajudar a agilizar a queima de gordura. Resumindo, a ideia é alternar entre diversas atividades com curtos intervalos de tempo.

Porém, é sempre bom lembrar que não existe resultado milagroso. Mantenha sempre uma rotina de treino, mesmo depois de ter perdido os tão odiados “quilinhos extra”. Do contrário, você pode acabar tornando-se mais uma vítima do tão temido efeito sanfona.

Aeróbico ou muscular?

Existe um mito muito difundido de que somente os exercícios aeróbicos auxiliam no emagrecimento – mas isso não se comprova. Na verdade, a atividade muscular é tão importante quanto no processo de emagrecimento.

Qual deles eu devo escolher, afinal? A resposta é: faça os dois. Você verá que intercalar exercícios aeróbicos e musculares é base para um treino rápido para emagrecer. Pois o ganho de massa magra ajuda a manter o peso estável.

Dicas de exercícios para emagrecer

  • HIIT

HIIT nada mais é do que a sigla em inglês para treinamento intervalado de alta intensidade. A ideia é intercalar diversas atividades aeróbicas – corrida, bicicleta, polichinelo etc. Entre as atividades, deve ter uma pausa rápida, de 10 a 30 segundos.

Apesar de muito eficiente, o HIIT, se praticado sem um auxílio profissional, pode causar lesões e fadiga extrema. Por esse motivo, é recomendado fazê-lo apenas em ambientes com profissionais que possam lhe instruir. É um ótimo treino rápido para emagrecer.

  • Procure um treino funcional

Treino funcional é um tipo de série feita sob medida para cada aluno. A ideia é o profissional o instruir para maximizar o ganho na área que você desejar. Isso engloba tanto o ganho muscular como a queima de calorias.

  • Treino de alta intensidade de atividade única

Uma variação do HIIT, o treino de alta intensidade de atividade única é uma ótima pedida de exercício rápido para queima de calorias. A ideia é parecida: séries rápidas com intervalos curtos entre elas, que não deixem o corpo desaquecer.

A diferença é que neste, como o nome sugere, você pratica o mesmo exercício, alterando, entre as pausas, sua intensidade. Por exemplo, se você escolher a bicicleta ergométrica, faça sessões de um minuto sob uma carga X, aumentando aritmeticamente.

Depois de aumentar a carga pelo menos três vezes, faça uma pausa de um minuto e repita a operação. Aumentar a carga do exercício de forma gradual ajuda seu corpo a atingir o limite sem prejudicar sua saúde.

  • Treino combinado

O treino combinado é mais uma variação de treinos de alta intensidade. A diferença, aqui, é que você combina atividades aeróbicas e musculares, com intervalos curtos entre elas (10 a 30 segundos), para maximizar a queima de calorias.

Esse tipo de atividade é considerado o melhor treino rápido para emagrecer. Isso ocorre porque intercalar exercícios aeróbicos e musculares ajuda a manter o organismo trabalhando prolongadamente. Além disso, não necessita de acompanhamento profissional, por tratar-se de atividades simples.

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