Está sem tempo de ler? Ouça no player abaixo.


 

Exercícios físicos são extremamente importantes para pessoas que possuem diabetes, pois a prática de atividades físicas diminui o teor de açúcar no sangue, além de possibilitar uma melhor qualidade de vida.

A prática de atividades físicas possui diversos benefícios, como o aumento do sistema imunológico, melhor autoestima, fortalecimento do corpo, entre muitos outros.

Portanto, esse artigo irá revelar quais são as atividades mais recomendadas para quem possui a diabetes, e o quanto essa prática melhora a qualidade de vida de quem possui essa doença.

Qual Exercício É Recomendado Para Quem Tem Diabetes?

Exercício físico: um verdadeiro remédio contra a diabetes

A prática de atividades físicas para diabéticos se mostra bastante efetiva ao diminuir a quantidade de açúcar no sangue.

Isso ocorre porque os exercícios estimulam a produção da GLUT-4, uma proteína que coleta a glicose em excesso e a coloca na célula.

Além disso, suar a roupa também reduz problemas de pressão arterial, diminuindo o colesterol e facilitando o processo de emagrecimento.

Segurança na prática de atividades físicas

Antes de iniciar qualquer atividade, é fundamental que o paciente passe por um profissional antes, para ver se está tudo em ordem.

Em seguida, é interessante procurar um profissional de educação física que seja especialista na prática de atividades para diabéticos.

Cada tipo de paciente terá um treino diferenciado. Por exemplo, pessoas que utilizam insulina não poderão praticar nenhum tipo de atividade sem antes medir a glicemia, seja antes ou depois do exercício.

Os exercícios recomendados para diabéticos

Não há qualquer limite para um diabético praticar alguma atividade física. Contanto que ele siga todos os passos para um treino seguro, ele conseguirá realizar os movimentos tranquilamente.

A glicemia também deve estar abaixo dos 250 e não deve possuir nenhum tipo de comprometimento ocular.

Atividades aeróbicas como nadar, pedalar, correr, jogar futebol, entre outros, são altamente recomendados, pois baixam significativamente o sangue na corrente sanguínea.

Exercícios anaeróbicos, como a musculação, também são recomendados, além de desenvolver a musculatura magra e melhorar o sistema cardiovascular, o que faz muito bem para o corpo.

É fundamental que os exercícios não sejam realizados sozinhos, para que não ocorra o risco do praticante sofrer com a hipoglicemia e não ter ninguém por perto para auxiliar.

Como realizar as atividades?

Para diabéticos, é recomendado que as atividades ocorram de forma moderada, em uma média de 3 a 5 vezes por semana, dependendo do exercício.

Caso o objetivo for a perda de gorduras, a intensidade deve aumentar, tendo que treinar no mínimo 5 vezes por semana.

Já sobre os exercícios mais leves, como caminhadas ou alongamentos, podem ser feitos com mais frequência, apesar de não abaixar o nível de açúcar como as atividades de musculação fazem.

Deve ser evitado a prática de exercícios quando o paciente tiver uma taxa de glicemia acima de 250 a 300. Também deve ser evitado caso o paciente tenha ingerido álcool ou sofra de alguma doença digestiva, como a diarreia.

Exercícios físicos e qualidade de vida

Como foi visto acima,  a prática de atividades físicas são muito benéficas para pessoas que possuem diabetes, principalmente pela melhora nas taxas de glicose no sangue e pelo ganho de qualidade de vida.

Além disso, é fundamental que cada atividade seja realizada da maneira mais segura possível, com profissionais capacitados e que entendam sobre o problema do indivíduo.

A busca pela saúde física deve ser procurada por todos para que o sedentarismo seja combatido, e doenças como a diabetes tenha cada vez menos efeito na sociedade.

E então, gostou de saber mais sobre os exercícios recomendados para quem sofre de diabetes? Aproveite e veja mais artigos no blog e não se esqueça de deixar a sua opinião nos comentários abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here