Fazer aula de zumba tem sido uma das principais escolhas entre pessoas que querem emagrecer, mas será que aula de zumba emagrece? O que é preciso saber antes de começar a dançar zumba?

Antes da zumba, muitas pessoas frequentavam academia na busca por perda de peso ou ganho de massa muscular, mas relatavam não gostar da rotina monótona de exercícios e acabavam desistindo.

Zumba é uma atividade física aeróbica, que usa dança latina como forma de treino e, assim, atrai muitas pessoas para a aula, pois os exercícios, além de trazerem muitos benefícios, são alegres e feitos em grupo.

Aula de Zumba emagrece? Quais os benefícios dela?

A zumba tem ganhado muito espaço nas academias, entre os jovens e até mesmo entre os idosos e isso se dá porque a perda de peso é apenas um dos benefícios oferecidos por essa atividade física.

Outros benefícios são:

  • Auxilia o corpo a não reter liquido

  • Fortalece ossos e músculos

  • Fortalece o sistema cardiovascular

  • Melhora a coordenação motora e flexibilidade

  • Sensação de bem-estar pela liberação de endorfina

  • Melhora a saúde mental e ameniza ansiedade e stress

Estes são apenas alguns dos benefícios, mas pode-se citar ainda os efeitos terapêuticos e de interação social promovidos pela zumba, assim como a diversão, o bem-estar e o aumento da autoestima dos alunos, quando começam a ver os resultados.

A zumba mistura um pouco de exercícios de força e um pouco de dança, com benefícios aeróbios e anaeróbios, fator esse que faz com que a zumba seja altamente recomendada para quem quer emagrecer e cuidar do corpo e da mente.

O processo de emagrecimento

O organismo humano, desde os primórdios, aprendeu a estocar energia, caso não conseguisse repor nos próximos dias e, mesmo com a evolução humana, o corpo ainda estoca energia, quando essa é consumida em excesso.

Essa energia acumulada transforma-se em gordura e se aloja no corpo humano. Para eliminá-la, o gasto de energia deve ser maior que o ganho de energia ao longo do dia. A energia do corpo é medida pela unidade caloria ou quilocaloria.

Na prática de exercícios físicos, o organismo queima muitas calorias e por isso a tendência é de emagrecimento, mas existem alguns fatores que podem contribuir para esse processo.

São eles:

  • Alimentação saudável

  • Redução no consumo de farinha e açucares

  • Dormir o total de horas necessárias por noite (em média 8 horas)

  • Beber muita água

  • Ir ao médico regularmente para avaliação

  • Ter uma rotina regular de treinos

Além disso, é importante que haja o comprometimento, pois uma vez que se inicia uma atividade física, se não houver a constância e a dedicação, os resultados não serão os desejados.

No caso da zumba, o recomendado é que ela seja feita 3 vezes por semana, em dias alternados, pois é nesse intervalo, que o músculo se tonifica e ganha força. Sem contar, o esforço físico exigido no treino.

Zumba ajuda na retenção de líquidos?

A retenção de líquidos ocorre devido a alguns fatores, como ingestão de grande quantidade de sal nos alimentos, sedentarismo, alterações hormonais e até mesmo por efeitos colaterais de medicamentos.

Esse problema pode acarretar em barriga inchada e celulite e, em casos mais graves, em pés e pernas inchados e ele pode ser resolvido com o consumo de chás diuréticos e uma boa alimentação, além da pratica de atividades físicas regulares.

Neste caso, sabendo que a aula de zumba emagrece, ela é extremamente indicada, pois através dela, o corpo fará a queima de calorias, a melhora no sistema cardiovascular e consequentemente eliminará a retenção de líquidos, que causa inchaço.

No blog https://pratiquefitness.com.br/blog/ tem mais dicas e opções de zumba, para o aluno escolher. Confere lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here