HomeAcademia Pratique FitnessQuais modalidades de atividade física é recomendado para gestantes?

Quais modalidades de atividade física é recomendado para gestantes?

Manter-se ativa na gestação é de extrema importância para evitar doenças e complicações. Por isso, existem algumas modalidades de atividade física que as gestantes devem praticar. 

As atividades físicas têm o poder de promover diversos benefícios para as grávidas, como, redução de inchaço, maior disposição, alívios nas dores nas articulações e costas e os enjoos. 

Além de tudo, previnem uma série de doenças como, hipertensão arterial e a diabetes gestacional. Mas isso sem contar que traz benefícios na hora do parto, preparando a musculatura e cardiovascular, e também auxiliando na recuperação no pós-parto. 

Modalidades de atividade física 

Segundo os médicos especialistas, exercitar o assoalho pélvico durante a gravidez traz vários benefícios imensos para as gestantes, como a melhora da respiração, a diminuição de dores, pressão arterial e o fortalecimento da musculatura. 

Por isso, veja abaixo quais as modalidades de atividade física que as gestantes podem praticar. 

 

  •  Musculação

 

A musculação é uma das modalidades de atividade física que muitas mães acreditam que é incompatível com a gestação. Mas ela pode sim, e deve ser adotada na gravidez. Principalmente, por aquelas mulheres que já praticavam antes. 

Para que a gestante possa praticar sem medo, é necessário ter a autorização do ginecologista. Pois é recomendado a prática com moderação, para fortalecer as musculaturas. 

É muito importante deixar claro que as mamães devem tomar o máximo de cuidado para não pegarem excesso de peso. 

 

  • Pilates

 

O pilates é uma modalidade de atividade física bastante recomendada pelos obstetras para as gestantes, pois ele auxilia as mulheres nos aspectos físicos e mentais. 

Modalidades de atividade física

Além de tudo, melhora a postura e auxilia no fortalecimento muscular, o que é muito importante para evitar as dores na lombar. 

Ele também auxilia no fortalecimento da região períneo, combatendo a incontinência urinária e auxiliando nas contrações abdominais, que é muito importante para a hora do parto.  

 

  • Hidroginástica 

 

A hidroginástica é muito recomendada pelos médicos, pois é uma modalidade de exercícios que auxilia as mulheres a praticar atividades físicas sem sobrecarregar o corpo, pois a água suaviza todos os movimentos. 

Ela trabalha todos os músculos, proporcionando melhora no equilíbrio físico e na postura. Mas ela também auxilia na circulação sanguínea, combatendo a inchação das pernas e dos pés. 

 atividade física

 

  • Caminhada uma modalidades de atividade física 

 

A caminhada é uma das modalidades de atividade física simples, e não exige muita aptidão. Além disso, ela fortalece a musculatura das pernas, facilitando o posicionamento da coluna e, com isso, auxiliando a mulher a sustentar o peso da barriga. 

Outra vantagem, é que a caminhada auxilia no movimento do quadril ao caminhar, para ajudar o bebê se encaixar melhor no útero, facilitando para as mulheres que desejam ter o parto normal. 

Por mais que essa atividade pareça simples, a caminhada exige alguns cuidados a serem tomados, como evitar os percursos íngremes, para não sobrecarregar as articulações e o aumento excessivo da frequência cardíaca. 

Desse modo, também é muito importante utilizar as roupas que facilitam a transpiração, e muito cuidado com o excesso de sol. Por isso, escolher o local para as caminhadas em um lugar mais fresco e com temperaturas e horários mais amenos.  

Pratique atividades físicas e tenha uma excelente gestação!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS