A pratica de atividades físicas tem sido cada vez mais procuradas por pessoas da terceira idade e vários fatores contribuem para isso, mas hidroginástica para idoso é uma boa opção?

A conscientização pela necessidade de uma qualidade de vida melhor, conquistada através de uma melhor alimentação, boas noites de sono e exercícios físicos são alguns dos responsáveis pelo aumento da procura por atividades físicas entre pessoas da terceira idade.

A hidroginástica, em especial, ocupa uma das primeiras posições nessa busca, devido a alguns fatores.Benefícios da hidroginástica

Benefícios da hidroginástica para idoso

Muitos são os benefícios da prática de atividades físicas na água, como a hidroginástica. Alguns dos mais influentes, para a grande procura dela pela terceira idade são:

  • Interação social. Esse é um dos fatores mais apontados pelos idosos, quando questionados sobre o que mais gera interesse na pratica da hidroginástica. De acordo com eles, a oportunidade de novos amigos é um grande incentivo a pratica da atividade.

  • Diversão, pois as aulas são sempre regadas a música e em um clima mais descontraído. Para eles, isso faz uma grande diferença, pois enquanto trabalham o corpo através dos movimentos, também trabalham a mente, liberando toda a ansiedade e stress.

  • Baixo risco de lesão, por serem atividades na água.

  • Muitos benefícios de uma vez, tendo em vista que se trabalha o corpo inteiro em cada aula e que há um intervalo de um dia entre uma aula e outra, que serve como descanso, para eles se recomporem para a próxima aula.

  • Diminuição do sobrepeso. Esse é um problema que atinge a maioria dos idosos e, por isso, é um dos pontos de destaque dentre os benefícios da hidroginástica. O aumento de peso pode agravar problemas cardíacos e ósseos, por isso é tão importante trata-los.

  • Condicionamento cardiovascular – Através da hidroginástica, o coração precisa trabalhar mais rápido para enviar oxigênio para o corpo, de modo que estimula o sistema cardiovascular e libera o fluxo sanguíneo, fortalecendo o coração e as artérias.

  • Coordenação motora e equilíbrio – Com o passar do tempo, se não houver a pratica constante, a tendência é que a pessoa vá perdendo essas habilidades, mas a hidroginástica ajuda a recuperá-las.

  • Fortalecimento ósseo e muscular – Com o passar dos anos, é natural que ocorra o desgaste ósseo, responsável por algumas doenças como osteoporose e reumatismo, mas os exercícios físicos fortalecem essas partes do corpo, evitando assim, o surgimento dessas doenças.

A hidroginástica é indicada para a terceira idade porque a água reduz o impacto dos exercícios e não oferece risco de queda para o idoso. Assim, ele se exercita e fortalece o corpo sem causar efeitos colaterais, como forçar as articulações, por exemplo.

Contraindicações de hidroginástica para idoso

Por ser uma atividade que oferece pouquíssimo risco de acidentes ou lesões e por seus incontáveis benefícios, a hidroginástica é recomendada por muito médicos para todas as pessoas, inclusive para os idosos.

Não há contraindicações, porém, ela deve ser feita em um ambiente apropriado e com o acompanhamento de um professor, para garantir que não haja nenhuma complicação e que ela proporcione os benefícios prometidos.

É cada vez mais comum que academias ofereçam esse tipo de atividade física e o recomendado é que se faça em uma delas, pois as condições estarão adequadas a à pratica dessa atividade, tais como:

  • A piscina estará na temperatura ideal;

  • Os equipamentos serão fornecidos por eles, de acordo com a necessidade;

  • O instrutor saberá indicar os melhores exercícios para cada pessoa.

Sendo observada essas condições pode-se afirmar que o exercício mais recomendado é a hidroginástica para idoso.

Conheça a https://pratiquefitness.com.br/blog/ e venha hoje mesmo fazer sua matricula.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here