Embora muitas pessoas achem bonito uma criança mais gordinha, o sobrepeso infantil é algo muito sério e que requer atenção dos pais e responsáveis.

Isso porque a doença, além de causar transtornos ainda na infância, como fadiga, cansaço e o aparecimento precoce de doenças crônicas, também será um grande problema na vida adulta deste indivíduo.

Assim, identificar as principais causas do sobrepeso infantil se torna algo necessário para que o seu filho tenha mais qualidade de vida tanto na infância, quando na idade adulta.

sobrepeso infantil

1 – Sobrepeso Infantil: Má alimentação

A alimentação é uma das principais causas do ganho de peso extra, tanto de crianças, como de adultos.

É fato que, com a era dos fast foods, tudo se torna muito mais atrativo, ainda mais para pais que trabalham o dia todo e têm uma rotina atribulada, as comidas prontas e rápidas se tornam uma saída, porém, elas são uma porta de entrada para o acúmulo de peso do seu filho.

O ideal então, é uma dieta equilibrada.

Não é preciso restringir o consumo de alguns doces e um lanche de vez em quando, mas a criança precisa entender que é importante que grande parte do consumo de comida seja de frutas, verduras, legumes e carnes magras.

Além disso, você pode optar por alimentos da estação, que saem muito mais em conta.

Uma lancheira colorida, com alimentos naturais e fresquinhos, é bem melhor do que aquela colorida por alimentos que podem colocar em risco a vida do seu pequeno.

2 – Sedentarismo

sobrepeso infantil

Nesta era dos videogames, celulares e violência, é natural que as crianças fiquem mais em casa, no sofá ou em seus quartos. Contudo, isso não é nada saudável.

As crianças precisam gastar energia, estar em movimento, brincar ao ar livre.

Não se trata também de restringir o uso dos eletrônicos, mas sim, de permitir que a criança tenha acesso às duas coisas.

3 – Falta de incentivo dos pais

Pais sedentários criam filhos sedentários, pais ativos criam filhos ativos.

O seu filho é um reflexo seu, ele irá reproduzir tudo aquilo que você diz e faz.

Então, é preciso que você faça uma reflexão: como está a sua imagem perante o seu filho?

Não adianta exigir que ele saia para brincar se você está afundado no sofá. Não adianta pedir que ele coma saudável se você só come coisas não saudáveis, não adianta pedir que ele pratique exercícios, se você é sedentário.

Comece esta mudança por você!

Nós sabemos que este é um desafio e tanto, mas força de vontade e esforço podem trazer excelentes resultados.

Sobrepeso Infantil: A Pratique tem modalidades para você e seu filho

Para evitar o sobrepeso infantil, conte com as modalidades da Pratique. Você irá encontrar a natação, lutas, dança e muitas outras opções, basta vir nos conhecer para escolher a sua!

E se ainda não pratica esportes, este é momento!

Seja um aluno da Pratique e incentive o seu filho a ter uma vida mais saudável!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here