HomeAcademia Pratique FitnessCovid-19. Força e massa muscular diminuem riscos de sintomas graves

Covid-19. Força e massa muscular diminuem riscos de sintomas graves

  • Estudo identificou que a força e a massa muscular da pessoa estão diretamente ligadas ao tempo de internação em caso de contaminação por Covid-19
  • USP examinou 186 indivíduos em suas entradas no hospital para tratamento da doença
  • Um dos responsáveis pela análise, porém, alertou para não se use esta medida em detrimento de outras já estabelecidas

Um estudo realizado pela USP indicou que a força e a massa muscular da pessoa estão diretamente ligadas ao tempo de internação em caso de contaminação por Covid-19. A análise identificou que uma pessoa forte e com boa saúde muscular tem menos chance de desenvolver a doença com maior gravidade.

“A condição muscular ou condição de vulnerabilidade está relacionada com desfechos desfavoráveis em uma série de situações. Por exemplo, um paciente idoso que vai para cirurgia e tem pouca massa muscular, está muito mais exposto. Essa lógica se mantém na Covid-19”, explicou o pesquisador Hamilton Roschel, coordenador do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) e da FMUSP.

“Conseguimos perceber que aqueles que chegavam com melhor saúde muscular ao hospital, ou seja, com mais força e massa muscular, ficavam menos tempo internados do que aqueles que chegavam com menos força e massa muscular”, completou.

Um estudo realizado pela USP, após avaliar 186 indivíduos hospitalizados com Covid-19 moderada ou grave e se constatou que a força e a massa muscular ajudam a prever quanto tempo a pessoa ficará internada.

Os pesquisadores mediram a força dos pacientes em sua entrada no hospital. Para aferir a massa muscular, foi utilizado um aparelho de ultrassom, também no momento da entrada.

“Não estamos sugerindo, no entanto, usar essas medidas em detrimento de outros marcadores bioquímicos já consagrados para o prognóstico da doença, como saturação e proteína C reativa, entre outros. A informação de massa e força muscular será ainda mais importante para tratar os sobreviventes, que podem apresentar sequelas”, constatou Roschel.

Brasil supera 414 mil mortes
O Brasil registrou na última quarta-feira 2.811 mortes por Covid-19 em 24 horas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Com isso, o país chega a marca de 414.399 óbitos decorrentes do coronavírus.

Foram registrados também 73.295 novos casos de Covid-19, com o total chegando a 14.930.183 registros no país.

 

[Artigo publicado originalmente no Yahoo.com, escrito por redação noticiais]

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS