A obesidade é hoje um caso sério de saúde pública que vem sendo tratado com grande importância, principalmente entre adultos e idosos.

Independente da faixa etária, uma coisa é certa: evitar a obesidade é extremamente importante para a prevenção de doenças e para trazer uma melhor qualidade de vida.

Por isso, esse artigo tem como objetivo falar sobre a obesidade e a academia, pontuando os principais benefícios de se fazer atividade física para perder peso.

Obesidade e a academia: dever com a saúde

Um dos principais fatores para o aumento de gordura corporal é a diminuição do metabolismo, causada pela perda da massa muscular.

Com o passar do tempo, o envelhecimento e a falta de atividades físicas faz com que os músculos diminuem, por isso a musculação se torna uma atividade tão importante.

Para pessoas que sofrem com o excesso de sobrepeso ou obesidade, a musculação é uma atividade fundamental, pois enrijece as articulações e músculos, possibilitando que eles façam outros tipos de exercícios, como as atividades aeróbicas.

Principais benefícios

Veja a seguir alguns dos principais benefícios que a academia faz com pessoas que sofrem com a obesidade:

  • Controle da pressão sanguínea

A prática de atividades proporciona uma melhora na circulação e na quantidade dos vasos sanguíneos.

Além disso, os diversos exercícios físicos auxiliam no controle da pressão, tanto alta quanto baixa.

  • Fortalecimento da função cardiorrespiratória

Os exercícios fortalecem em grande parte o coração e o pulmão do indivíduo. Para quem sofre de obesidade, isso é muito importante já que a doença prejudica bastante essas duas áreas do corpo.

  • Desenvolvimento da musculatura

As atividades aumentam consideravelmente o padrão metabólico e facilita a resposta termogênica dos alimentos ingeridos. Há portanto uma clara mudança visual na estrutura muscular do indivíduo que começa a praticar exercícios na academia.

  • Fortalecimento da estrutura óssea

Além da tonificação muscular, as atividades também auxiliam no fortalecimento dos ossos, diminuindo as chances de uma lesão e evitando doenças, como a osteoporose.

  • Aceleramento do metabolismo

Para quem sofre de obesidade, perder peso é uma questão de saúde. Por isso que o aumento do metabolismo causado pelas atividades físicas é um dos maiores benefícios, pois faz com que o corpo trabalhe de forma eficiente, gastando menos energia e calorias.

  • Diminuição do estresse

A prática de exercícios libera a serotonina, conhecida como o “hormônio do prazer”, deixando o indivíduo mais feliz consigo mesmo e aumentando sua autoconfiança.

  • Aumento de flexibilidade

Alguns exercícios realizados na academia também melhoram as habilidades de flexibilidade.

Uma série de atividades que consiga alcançar toda a complexidade de movimentos pode ser extremamente importante para quem sofre de obesidade e quer alongar o seu corpo.

A busca pela saúde

Como vimos no artigo acima, são vários os benefícios que pessoas obesas irão encontrar na academia. Isso vai muito além de obter um corpo esteticamente bonito ou o ganho de músculos para impressionar as pessoas.

A obesidade é uma doença grave e que infelizmente ataca milhares de pessoas pelo mundo todo. Ir para a academia e procurar mudar de vida é garantir um futuro mais saudável e uma qualidade de vida duradoura e prazerosa.

É fundamental que os frequentadores das academias possuam uma base com profissionais dedicados e competentes para que a experiência seja a melhor possível.

E então? Gostou de conhecer mais sobre a obesidade e a academia, além dos diversos benefícios que a prática de atividades físicas podem causar? Então não deixe de compartilhar esse conteúdo para que mais pessoas se informem sobre esse assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here