Hidroginástica ou musculação: qual o melhor para grávidas

Hidroginástica ou musculação para grávidas? Qual o melhor exercício?

Quando uma mulher fica grávida, muitas dúvidas surgem em relação aos mais diversos assuntos como, por exemplo, como se alimentar adequadamente, quantas horas deve dormir por dia e também, se deve ou não fazer exercícios.

Claro, com uma gravidez saudável, ou seja, sem riscos, fazer exercícios leves é muito importante, já que ajuda a mulher preparar o seu corpo para o parto, evita o ganho de peso excessivo e ainda ajuda a eliminar algumas dores, tais como, a das pernas e costas, muito comuns principalmente nos últimos meses de gravidez.

Diante destas informações, a gestante que não é praticante e até mesmo aquela que pratica exercícios deseja saber qual é a melhor opção, então surgem muitas alternativas, mas entre elas se destacam a musculação ou hidroginástica para grávidas. Hoje, falaremos sobre os benefícios de cada uma para que você, gestante, saiba por qual optar.

Benefícios da Hidroginástica para gestantes

Hidroginástica ou musculação para grávidas

A hidroginástica para gestantes é um excelente exercício, veja quais são os benefícios que o exercício traz:

  • Relaxamento físico e mental: por ser um exercício praticado dentro da água,a hidroginástica proporciona a redução da ansiedade e também ajuda a mulher a entrar em equilíbrio com a sua mente;
  • Melhor qualidade do sono: o exercício libera endorfina, o que ajuda a regular o sono e trazer noites mais tranquilas;
  • Melhora a circulação: os movimentos da hidroginástica são muito parecidos com os de uma drenagem linfática, evitando, inclusive, inchaços.

Benefícios da musculação para gestantes

hidroginástica ou musculação para grávidas

O principal objetivo da musculação para gestantes é manter o tônus muscular sem que ela desenvolva mais massa. Assim, a prática não está voltada para o excesso de carga de peso ou repetições e traz consigo os seguintes benefícios:

  • Previne diabetes gestacional;
  • Risco menor de parto prematuro;
  • Trabalho de parto com duração menor;
  • Diminuição de dores nas costas;
  • Aumento da flexibilidade.

Atenção!

Só devem praticar musculação as gestantes que já eram praticantes da modalidade, isso porque iniciar o exercício durante a gestação pode trazer complicações para o desenvolvimento do bebê, portanto, todo o cuidado é pouco!

Conclusão entre hidroginástica ou musculação para grávidas

Cada uma das modalidades traz benefícios para as gestantes, contudo, se você era uma pessoa sedentária e deseja na gestação se tornar mais ativa, o ideal é que faça hidroginástica, do mesmo modo, já era praticante de musculação e deseja continuar, não fique com medo, apenas tenha acompanhamento dos profissionais adequados.

Lembrando que para a realização de exercícios na gravidez é importante a autorização do seu médico obstetra.

Venha fazer exercícios com segurança aqui, na Academia Pratique, temos uma equipe de profissionais esperando por você!

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