A zumba promove inúmeros benefícios para o corpo e mente, de modo que é cada vez mais comum a sua pratica em academias, parques e praças. Muitos são os ganhos na saúde, mas hoje abordaremos os benefícios da zumba para os ossos.
A zumba é uma atividade física aeróbica, que envolve uma mistura de dança brasileira e latina, de modo que os exercícios são passos de dança. Isso a tornou tão procurada, pois é uma forma
descontraída de praticar exercícios físicos.
Além disso, ela é responsável por instigar a interação, uma vez que as aulas são feitas sempre em grupo.
Benefícios da zumba para os ossos: Quais são?
Listar os benefícios da zumba não é uma tarefa fácil, pois ela auxilia na prevenção de muitos problemas de saúde, combate diversos sintomas e também auxilia na saúde mental, porém vamos analisar os principais ganhos com a prática desses exercícios.
Os principais:
- Perda de peso – Em média, perde-se 700 calorias com 45 minutos de atividades.
- Combate a retenção de líquidos – Através da melhora na circulação sanguínea, o corpo para de reter líquidos.
Outros benefícios:
- Aceleração do metabolismo – Com o maior gasto de energia, o metabolismo passa a trabalhar mais rápido, auxiliando ainda mais na perda de peso.
- Fortalecimento cardiovascular – O ritmo acelerado faz aumentar a resistência a esse órgão.
Problemas nos ossos
A estrutura óssea do corpo humano possui 206 ossos e esses podem ser prejudicados a partir da falta de cálcio, nutrientes, fibras e outros elementos, podendo até causar doenças ósseas, que ocasionem problemas nas articulações e de mobilidade.
Problemas nos ossos, tais como osteoporose, lordose e reumatismo podem ser prevenidos ou ter os seus sintomas aliviados a partir da pratica de zumba. Mas como essa atividade pode ajudar?
Geralmente esses problemas nos ossos estão ligados a diminuição da massa óssea, enfraquecimento dos ossos ou doenças nos ligamentos e tendões e trazem consigo muita dor e um tratamento mais demorado.
Como a zumba pode ajudar?
A zumba, nesse processo, entra como aliada no tratamento, já que a prática de exercícios físicos é uma das recomendações médicas, juntamente com o consumo de cálcios, vitaminas e minerais.
Um dos principais benefícios é o controle de peso, que pode auxiliar na prevenção do desgaste dos ossos e também aliviar as dores causadas por esses problemas, que tendem a ser maior em pessoas com sobrepeso.
O fortalecimento dos ossos é outro ponto favorável da prática de zumba, pois com a movimentação constante, além de se combater o sedentarismo, estimula-se o fortalecimento dos ossos.
O aumento da flexibilidade e coordenação motora também são benefícios da zumba, que podem auxiliar pessoas que sofrem de problemas ósseos, em especial pessoas idosas.
O fortalecimento dos músculos e ossos é outro ponto alto da pratica da zumba, pois através dela, as partes do corpo trabalhadas são tonificadas, evitando assim, uma perda óssea e ganho de massa muscular.
Diversão, alívio de stress, interação com outras pessoas e até sensação de bem-estar causada pela liberação de endorfina, pela prática de zumba são outras vantagens em praticar essa dança e que podem ajudar com os sintomas de qualquer problema de saúde.
Contraindicações para a zumba
Não há contraindicações para a zumba, de modo que ela pode ser praticada por idosos, gestantes, adolescentes, enfim, todas as pessoas que estejam capazes de se locomover e que queiram praticar atividades físicas.
Porém, apesar disso, vale prestar atenção, caso o iniciante tenha algum problema de saúde, em especial ligado a respiração ou ao coração, pois está claro quais são os benefícios da zumba para os ossos.
Para saber mais sobre zumba e escolher a unidade mais próxima, acesse: https://pratiquefitness.com.br/