Está sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo na player abaixo!


A hidroginástica é uma atividade física praticada em água, que promove diversos benefícios à saúde, de modo que é muito recomendada pelos médicos para o tratamento de diversos problemas e hoje abordaremos os benefícios da hidroginástica para os hipertensos.

A hipertensão é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias, diagnosticada quando essa pressão está superior a 14/9 e sendo considerada muito grave quando ultrapassa 18/12.

Ela é uma doença silenciosa, que em geral não apresenta sintomas, porém se não for tratada, pode causar doenças cardíacas e até mesmo um acidente vascular cerebral. Por conta disso, é indicado que todos tomem medidas de prevenção contra a hipertensão.

Quais são os principais benefícios da hidroginástica para os hipertensos?

  1. Melhora da circulação sanguínea

A contração muscular e a atividade aeróbica realizadas durante a hidroginástica, melhoram a circulação sanguínea, de modo que ela é feita de maneira mais eficaz, além de auxiliar no funcionamento do coração.

  1. Perda de peso

A hidroginástica é uma atividade que auxilia muito na queima de calorias, pois trabalha todas as partes do corpo. Uma hora de hidroginástica pode ser responsável pela perda de até 400 calorias. O resultado dependerá da frequência dos exercícios.

  1. Melhora da respiração

A pratica da hidroginástica auxilia na melhora da respiração, pois durante o exercício a pessoa precisa realizar inspirações mais profundas. Esse fator contribui muito para pessoas que tenham problema respiratório, como asma ou sinusite.

  1. Fortalecimento dos ossos e músculos

As atividades realizadas na hidroginástica permitem o fortalecimento dos ossos, uma vez que auxiliam a maior entrada de cálcio nos ossos. Além disso, a contração muscular, melhora da flexibilidade e força auxiliam no fortalecimento dos músculos.

  1. Controle da pressão arterial

Praticar exercícios físicos, em especial a hidroginástica, auxilia muito no controle da pressão arterial e deve ser praticada com intensidade moderada e 3 vezes por semana.

O principal motivo de a hidroginástica ser indicada para o controle da hipertensão é porque ela combate o sedentarismo, que é uma das principais causas da pressão alta. Através dessa rotina de exercícios, a pressão arterial.se mantém sempre controlada.

Importante ressaltar que o exercício aeróbico é o mais indicado para quem sofre de hipertensão, segundo estudo de cientistas, pois é o que mais facilita o controle da hipertensão durante a sua execução. Essa atividade é a mais benéfica para domar a pressão.

Nem todas as atividades físicas são benéficas para quem sofre de hipertensão. Atividades que exijam muito esforço físico, por exemplo, devem ser evitadas, pois podem fazer a pressão arterial aumentar ainda mais. Musculação e lutas, por exemplo, não são indicadas.

Cuidados antes de iniciar a hidroginástica

Embora não haja contraindicação para a pratica dessa atividade, se o aluno tiver algum problema de saúde, seja ele cardíaco, respiratório ou de pressão, ele deve consultar um médico e efetuar os exames necessários antes de escolher qual exercício vai praticar e com qual frequência.

O exercício físico promove uma diminuição da força e do número de batimentos cardíacos, além de deixar os vasos sanguíneos periféricos mais dilatados, regulando assim, o sistema nervoso, responsável pelos movimentos automáticos do organismo, como a respiração e pressão arterial.

Conclusão

Fazer exercícios físicos não apenas auxiliam no controle da hipertensão, como também proporcionam diminuição do sobrepeso, sensação de bem-estar, alivio da ansiedade, fortalecimento dos ossos e artérias e maior disposição física.

A partir de todos esses pontos levantados, pode-se afirmar que são muitos os benefícios da hidroginástica para hipertensos, ou seja, é extremamente recomendado a prática dessa atividade física, em paralelo ao acompanhamento médico.

No blog https://pratiquefitness.com.br/blog/  há mais informações sobre hidroginástica e outras atividades físicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here