Você conhece os tipos de fome? Veja agora!

Você sabia que existem diferentes tipos de fome e que uma plano alimentar pode ajudar você a se manter saciado?

” Que fome!”. Esta é uma frase que você escuta e diz muitas vezes ao dia, mas será que seu organismo realmente precisa de comida ou o motivo para você sentir que seu estômago está vazio é outro?

Nem sempre estar com fome significa que você realmente precisa comer. Sim, parece um pouco assustador pensar que a fome nem sempre é fome. Então o que seria?

No post de hoje, você vai entender melhor sobre o assunto. Por isso, fique até o final para saber mais sobre o assunto.

Conheça agora os tipos de fome e veja como um plano alimentar pode ajudar

Basicamente, existem 4 tipos de fome. Isso mesmo que você leu: você pode sentir fome de diferentes formas. E como isso acontece?

Bom, vamos aos tipos propriamente ditos

1 – Fome fisiológica

Este tipo de fome é realmente aquela onde se tem real necessidade de comer. Ela acontece porque seu organismo precisa de energia para se manter vivo e, quando esses níveis baixam, ocorre então a fome. A partir desse momento, você sente aquele vazio no estômago, mas mais do que isso, esse tipo de fome pode ser acompanhado de outros sintomas, como, por exemplo, mau humor, tonturas e sono!

Geralmente, esse tipo de fome se manifestará de diferentes formas para as pessoas, ou seja, aquelas que têm metabolismo mais lento, em tese, tendem a sentir menos fome, já aquelas que têm metabolismo mais alto, apresentarão mais fome.

Esse ” em tese” não é por acaso, pois, como você já sabe, existem ainda mais três tipo de fome. Então, vamos a eles?

plano alimentar

2- Fome social

Quem é que não sentiu fome ao chegar em algum lugar e sentir o cheiro da comida, ou então, sentir o prazer de comer com os amigos. Pois bem, esse tipo de fome acontece geralmente assim, em um contexto social. Nesse caso, você pode aproveitar e satisfazer o seu desejo de comer, porém, com moderação para não se arrepender no outro dia.

3 – Fome específica

Sabe aquela vontade de comer “arroz com feijão” quando você substitui uma refeição do dia por um salgado ou lanche? Ou uma necessidade de comer qualquer outro tipo de alimento específico? Assim é a fome específica.

Ela, geralmente, acontece pela falta que organismo sente de algum nutriente relacionado ao alimento que você está consumindo. Ou então, pela vontade de comer.

Dessa forma, você deve comer para saciar essa vontade, mas é claro, sempre com moderação.

4 – Fome emocional

tipos de fome

Talvez um dos piores tipos de fome, porque não está ligada à uma necessidade fisiológica. Trata-se de uma necessidade do corpo em preencher uma lacuna mental. É muito comum que esse tipo de fome esteja ligada à ansiedade ou à tristeza.

Nesse caso, é preciso tomar muito cuidado para que isso não se torne um hábito e gere consequências maiores. O ideal é se manter ocupado e manter seu foco em outras coisas.

Além disso, é importante entender sobre seus sentimentos, o que te afetado de forma negativa para que, dessa forma, seja possível se manter.

Um plano alimentar pode te ajudar

Fazer um plano alimentar com um nutricionista é a melhor forma de controlar a sua fome. E a Pratique tem agora para você uma novidade: o Pratique Nutri ! Trata-se de um serviço de atendimento nutricional online, onde você pode tirar todas as suas dúvidas e montar cardápios satisfaçam as suas reais necessidades.

Não perca mais tempo! Acesse já e saiba mais!

Nutrição Online

Recommended Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pratique Google