hérnia de disco, que precisa ser tratada entre outras formas, com musculação. Mas qual exercício de musculação para quem tem hérnia de disco deve-se fazer?

A hérnia de disco atinge em média, 2 a 3% da população entre os 40 e 50 anos. Somente no Brasil, ela afeta 5,4 milhões de pessoas. Será que existe um bom exercício de musculação para quem tem hérnia de disco?

Existem vários tipos de contusões que podem atrapalhar esta prática, mas uma das mais comuns são os problemas de coluna. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 80% da população tem ou vai ter problemas na região.

Uma delas é a famosa hérnia de disco. Neste artigo, vamos explicar alguns cuidados especiais que é preciso ter quando uma pessoa que possui hérnia de disco vai realizar exercícios de musculação.

Exercícios de musculação para quem tem hérnia de disco: quais fazer e quais não fazer

 

É importante lembrar que a primeira atitude que uma pessoa pode tomar, é a prevenção. É fundamental que a musculatura que tem o objetivo de deixar estabilizado a coluna esteja bem, assim os exercícios vão ser feitos corretamente e prevenir lesões.

O melhoramento do core precisa ser feito o mais rápido possível, já que é através dele que há a correção da postura e a contenção do deslocamento discal.

O core é um nome usado para identificar a musculatura responsável por estabilizar a coluna e pelve, sendo abdominais, eretores da espinha e multifído, oblíquos, quadrado lombar, entre outros.

A musculação para hérnia de disco é recomendada por conta de sua função de fortalecimento dos músculos. Uma das atividades mais realizadas são os exercícios isométricos, que desenvolvem uma tensão no músculo sem alterar seu comprimento externo.

Confira alguns exercícios que devem ser evitados:

  • Eliminar exercícios que estejam ligados a inclinação e rotação da coluna e que gerem muito impacto.
  • Leg-press e agachamento não são indicados pela forma que trabalham a coluna. Nestes aparelhos, o certo é ser feito somente com o auxílio de um profissional da área.
  • Tomar cautela em movimentos para os vários planos da hérnia lombar.

Precauções para se tomar na academia

 

  • Tomar cuidado com a angulação da coluna: Flexão excessiva, inclinações e rotações associadas a carga desproporcional podem gerar contusões.
  • Regular o banco dos equipamentos: dessa forma você está sempre confortável para aplicar a força necessária, sem sobrecarregar o corpo.
  • Melhorar a consciência corporal: sua coluna agradece se permanecer na posição correta.
  • Ficar com o abdômen contraído: isso auxilia na movimentação da coluna, ajudando em sua estabilização.
  • Em exercícios livres e com maior carga, a recomendação é o uso de cinto estabilizador.

Uma nova avaliação física deve ser feita após um período de tempo, no qual o aluno vai passar a realizar um novo programa de treinamento.

Priorizando o quadríceps femoral, deve-se realizar a troca de alguns exercícios para poder dar um novo estímulo ao músculo, com dificuldades maiores, já que sua dor já vai estar mais controlada.

De qualquer forma, os exercícios de musculação para hérnia de disco devem ser realizados com o máximo de cuidado, evitando a flexão de joelho abaixo de 90 graus e a sobrecarga.

Construir um programa para indivíduos com histórico de hérnia de disco não é uma tarefa simples, além de um conhecimento específico sobre o caso, é necessário que haja o domínio da técnica na hora da execução.

Por isso, o aluno deve ter a confiança de escolher uma academia em que pode contar com profissionais capazes de realizar tal tarefa, como a Pratique Fitness, que oferece ótimos exercícios de musculação para quem tem hérnia de disco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here