Para entender se é necessário fazer natação ou musculação para emagrecer, primeiramente é preciso entender o impacto de cada, pois ambas trabalham aspectos diferentes.

As atividades na piscina para perder medidas é uma ótima opção, pois o gasto calórico é altíssimo, no entanto, se tem o benefício do fortalecimento muscular também, pois é uma atividade de alta intensidade que trabalha braços pernas, ombros e muito mais.

Já a musculação também fortalece a musculatura, define, trabalha partes especificas do corpo, só que tem um porém, não trabalha tanto os aspectos ligados ao coração, como a natação. A partir daí surge a dúvida, natação ou musculação? Saiba mais no artigo.00

Natação ou musculação para emagrecer?

Para entender melhor se é a natação ou musculação para emagrecer, é preciso entender os aspectos de cada uma, suas particularidades e impacto no seu corpo, entenda:

Calorias gastas na natação

  • Mergulhar em uma piscina é um exercício que não só queima inúmeras calorias, mas também ajuda na tonificação muscular da cabeça aos pés. A cada braçada, os seus principais músculos são usados para impulsioná-lo para frente, e é justamente isso que dá a resistência muscular.

  • Ocorre a tonificação e fortalecimentos dos músculos, pois a água é mais resistente que o ar. Se a natação for feita em um ritmo regular e intenso, as calorias queimadas podem ser de 800 por hora.

Objetivos da natação

  • Aumentar a capacidade respiratória;

  • Melhorar o condicionamento físico como um todo;

  • Trabalhar os grandes grupos de músculos do corpo, em especial os das costas, ombros e braços;

  • Queimar a gordura corporal ruim;

  • Aumentar a resistência física;

  • Trabalhar aspectos emocionais.

Agora para esclarecer melhor se você faz natação ou musculação para emagrecer, saiba mais sobre a musculação

Calorias gastas na musculação

  • Quando se levanta pesos, se constrói massa muscular magra, reduz a gordura corporal ruim e queima calorias. Comparando com a natação, a musculação não aumenta tanto o ritmo cardíaco. Ou seja, não se queia tantas calorias;

  • Porém, isso não quer dizer que tem que deixar os halteres de lado. A atividade te ajuda s desenvolver ossos fortes, aumentar a resistência e reduzir o risco de lesões.

A massa muscular adicionada também aumenta a taxa metabólica basal, isso significa que você queima mais calorias ao longo do dia.

Objetivos da musculação

  • Melhorar a postura corporal;

  • Diminuir a quantidade de gordura;

  • Tonificar os músculos;

  • Aliviar estresse;

  • Aumentar a densidade óssea;

Mas a natação ou musculação para emagrecer apresentam alguns pontos iguais, e agora como vou escolher? Se o seu foco é emagrecimento, você pode optar por natação.

Concilie os dois!

É completamente possível conciliar a natação com a musculação. Tem como fazer no mesmo dia ou alternar, como preferir.

Além do mais, um treino combinado é mais eficaz.

Cuidados básicos para obter bons resultados em ambos

Você pode estar fazendo a atividade mais benéfica para o seu corpo, porém se não estiver sendo feita da maneira correta, pode não gerar os benefícios e esperados, e o mais grave de tudo, pode gerar lesões irreversíveis.

Na natação, esteja sempre atento nos movimentos, pois uma má execução nos passos pode gerar sérias lesões, ainda mais se tratando de movimentos cíclicos e repetitivos.

Há uma grande parcela de pessoas que praticam a musculação de forma incorreta. Peça sempre a ajuda do instrutor, preste atenção na postura e não ultrapasse o seu limite, aliás, isto serve para ambos.

Natação ou musculação para emagrecer? Agora você já sabe qual é a melhor, que pode muito bem fazer as duas. Comente o que achou e compartilhe com os amigos.

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