HomeAcademiaTreino musculação para idosos

Treino musculação para idosos

A realização de uma atividade física é saudável em qualquer idade, mas nos idosos é essencial evitar a perda de massa muscular e óssea. Conheça mais sobre a importância de um treino musculação para idosos.

Embora, qualquer atividade física para manter um adulto mais saudável seja benéfica e irá divertir e motivar mais, alguns tipos de exercícios são recomendados para serem feitos até após exceder 60 anos.

A busca por uma saúde melhor sempre está presente entre os idosos, já que a maioria nunca quer descobrir novas doenças ou problemas corporais que sejam prejudiciais, por isso o treino musculação para idosos é necessário.

Importância do treino musculação para idosos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) esse grupo populacional, os idosos, devem realizar cerca de 150 minutos por semana em atividade aeróbica e também incluir o treino musculação para idosos para fortificar ossos e a resistência.

  • Essas atividades fortalecem o sistema locomotor, e também serve para melhorar o equilíbrio e a flexibilidade dos idosos.

Portanto, você idoso, não se limite a exercícios cardiovasculares, como caminhar, correr ou nadar, pois, embora sejam muito benéficos, é necessário realizar treino musculação para idosos para evitar a perda de tecido muscular próprio ao envelhecimento.

Levando em conta as recomendações dos profissionais de saúde e fitness, uma rotina geral pode ser planejada para pessoas com mais de 60 anos de idade.

  • No entanto, antes de começar, lembre-se de que você deve consultar o seu médico, sabendo da sua capacidade e estado de saúde.

Além disso, o ideal é ter o aconselhamento de um treinador pessoal que lhe diz o que é mais adequado para você dos exercícios, e ele vai observar como você executa, pode te corrigir, e ajudá-lo a continuar a melhorar seu desempenho.

Embora você possa se exercitar em casa, não é o mais aconselhável, não só porque você não será controlado por ninguém, mas porque o impede de desfrutar do benefício social que vem com o exercício físico.

Conheça alguns tipos de exercícios que serão bons para você praticar durante sua semana e melhor sua saúde.

Exercício aeróbico

O exercício aeróbico deve ser realizado em intensidade moderada (lembre-se de controlar as suas pulsações para que elas não ultrapassem o recomendado).

Você pode sair para andar em um ritmo contínuo moderado e em terreno plano, ou em uma bicicleta, como também nadar ou praticar um esporte.

Treino musculação para idosos

É aconselhável realiza o treino musculação para idosos 2-3 vezes por semana, dividindo a rotina em exercícios para a parte superior do corpo, centrados nos grandes grupos musculares (costas, ombros e tórax), por meio de movimentos de puxar e empurrar.

– Exercícios com peso corporal (tipo de flexões, agachamentos, etc.) supõem um esforço maior e só são recomendados para aqueles que já estão acostumados a se exercitar.

Exercícios de flexibilidade

Este inclui exercícios de dança, yoga ou exercícios na água em baixa intensidade, que ajudam a alongar os músculos sem sentir dor.

Esses exercícios, principalmente a natação é um ótimo treino musculação para idosos já que existe como incluir halteres para melhorar os ossos e ganhar resistência.

Exercícios de equilíbrio

Esses exercícios devem ser incluídos em todas as rotinas dos idosos. Entre eles estão se levantar e sentar em uma cadeira sem usar os braços, andando na ponta dos pés, com os calcanhares, em pé com apenas um suporte, e assim por diante.

  • Com esses exercícios, a habilidade é adquirida pouco a pouco, proporcionando segurança para a pessoa realizar qualquer atividade do seu dia a dia.

Dessa forma, você pode perceber a grande importância do treino musculação para idosos acompanhando de exercícios aeróbicos que são o essencial para os idosos terem uma boa saúde corporal e mental.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS