Como fazer musculação na adolescência?

0
179

Você sabia que fazer musculação na adolescência pode ser uma boa ideia e trazer muitos benefícios para o desenvolvimento do indivíduo? Claro que os riscos existem, mas é possível evitá-los e transformar essa atividade em uma grande aliada.

Para conseguir fazer isso, será necessária muita maturidade, não só por parte dos pais, mas também do próprio aluno e até do profissional que se disponibilizará para orientá-lo. Assim, o exercício para jovens será um benefício.

Neste artigo vamos mostrar qual é a melhor maneira de fazer musculação na adolescência, sempre buscando evitar os perigos que ela pode trazer e potencializar os seus benefícios. Boa leitura!

Por que fazer musculação na adolescência?

Fazer musculação na adolescência é uma forma de se exercitar como qualquer outra. E, via de regra, atividade física nunca é prejudicial quando feita de forma moderada.

Por isso, fazer musculação na adolescência é uma forma de se exercitar, manter o organismo saudável e prezar pelo bom desenvolvimento do corpo, assim como praticar um esporte como natação ou futebol, por exemplo.

A única preocupação, nesse caso, é com a obsessão. A musculação, dentre todas as outras atividades físicas, é uma das que mais pode gerar esse tipo de atitude, pois ela está diretamente ligada com a busca pelo “corpo perfeito”.

E, nessa faixa etária, o adolescente se espelha muito naquilo que ele vê. Isso inclui ele querer conquistar um corpo que viu na mídia ou imitar os pais e conhecidos que frequentam a academia.

Então, para evitar problemas com a obsessão pela malhação, é preciso ajudar a construir uma visão mais positiva da academia e da musculação, para que o aluno tenha como único objetivo a sua saúde, pelo menos no começo.

Dicas para fazer musculação na adolescência

Agora, veja algumas dicas de como fazer musculação na adolescência, incluindo alguns treinos que são os mais indicados nessa idade, que é quando o aluno ainda está em fase de crescimento com a puberdade. Confira:

  • Busque sempre fazer treinos com pesos no máximo duas vezes na semana;
  • Regule a duração dos seus treinos com pesos a 30 minutos;
  • O treinamento no geral não deve ultrapassar muito uma hora de exercícios;
  • Escolha um exercício de cada vez por grupo muscular, sempre pensando em exercícios que envolvam várias articulações, como o leg press;
  • No começo, não é necessário para o adolescente trabalhar os bíceps, tríceps e músculos do antebraço, já que eles são solicitados indiretamente no supino, na remada, etc. Então, é sempre bom não forçar e exagerar;
  • O ideal é fazer de 8 a 10 repetições por série e três séries já é um bom número para começar;
  • Fazer alongamentos antes e depois dos exercícios é fundamental para evitar lesões;
  • Fazer o aquecimento articular antes do treino também é essencial;
  • Descanse sempre por 30 segundos entre cada série.

Como evitar os riscos de fazer musculação na adolescência?

Seguindo todas essas recomendações, será mais fácil fazer musculação na adolescência e evitar os riscos.

Além disso, os treinos devem sempre ser acompanhados por um treinador ou profissional com técnicas para adolescentes, e nunca se deve exagerar na quantidade de cargas ou repetições.

Por fim, deve-se tomar cuidado com a postura, respiração e aquecimento para ter um treino mais saudável e livre de lesões.

Conclusão

Podemos concluir que o exercício para jovens é essencial e muito saudável, principalmente quando se trata da musculação. Além disso, tomar os cuidados básicos vai trazer uma melhor experiência com a atividade.

Portanto, agora você já sabe como fazer musculação na adolescência e, com essas dicas, terá a oportunidade de usufruir dos benefícios da musculação da melhor maneira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here