HomeAcademia Pratique FitnessQual melhor: natação ou hidroginástica?

Qual melhor: natação ou hidroginástica?

Natação ou hidroginástica? De modo geral, sabemos que exercícios físicos, seja qual for, é muito bem-vindo. Mas sabemos também, que alguns geram impactos específicos, e outros não.

A atividade na piscina é sempre uma ótima opção para quem quer fugir dos exercícios convencionais na academia, quem é que não gosta de uma piscina? Apesar de ter que manter o foco na atividade para garantir bons resultados, é sempre uma prática muito descontraída.

Como ambas ocorrem dentro da água, elas apresentam um impacto menor nas articulações, melhoram o condicionamento físico e promovem benefícios que vão desde o sistema cardiorrespiratório até o muscular.

Qual melhor: natação ou hidroginástica?

Para entender qual é a melhor, natação ou hidroginástica, é preciso entender as particularidades de cada uma:

Natação

  • A natação é uma prática aeróbica, ou seja, atividade que usa o oxigênio como uma das fontes de energia e tem o foco na resistência da musculatura. Natação é ótimo para queimar gordura, para quem quer ganhar condicionamento, coordenação e aumentar a resistência.

  • A natação trabalha o corpo todo. Tronco, braços e pernas tem que se movimentarem para ter uma melhor movimentação na água. Há objetos que dificultam ou facilitam o movimento proporcionando a evolução de quem prática.

  • A natação possui movimentos cíclicos e repetitivos, pessoas com problemas na articulação têm uma maior dificuldade para realização. Surge aí a hidroginástica.

Objetivos da natação

  • Aumentar a capacidade respiratória;

  • Melhorar o condicionamento físico como um todo;

  • Trabalhar os grandes grupos de músculos do corpo, em especial os das costas, ombros e braços;

  • Queimar a gordura corporal ruim;

  • Aumentar a resistência física.

Hidroginástica

  • Como próprio nome diz é uma aula de ginástica. Também tem foco na resistência muscular, porém o ganho de massa muscular é muito maior se comparado a natação.

  • Os objetos utilizados na aula criam resistência contra água que resulta em um exercício mais intenso, mas com período de tempo menor. A hidro é uma aula mais animada, em comparação com a natação, tem música e o professor interage incessantemente para manter o ritmo dos alunos;

  • Por ser uma atividade de impacto menor e ser muito mais agradável com risco de acidentes reduzidos a zero, as aulas passaram a ser indicadas para idosos e gestantes. Mas engana-se quem acha que é uma atividade fácil, é bem intensa.

Objetivos da hidroginástica:

  • Fortalecer os músculos;

  • Melhorara o condicionamento físico;

  • Aprimorar a coordenação motora e a postura;

  • Ganhar flexibilidade;

  • Ajudar no emagrecimento;

  • Aumentar a resistência física.

E agora? Qual melhor, natação ou hidroginástica? Como você viu, alguns objetivos de ambas batem. É preciso entender a sua necessidade no momento e preferência de prática.

Considerações finais

Para você escolher qual é a melhor, natação ou hidroginástica, separamos os efeitos que cada uma gera, veja e escolha qual a sua preferida:

  • A natação gasta muito mais calorias e emagrece mais rápido do que a hidroginástica. A natação é uma atividade física predominantemente aeróbia, por isso auxilia no processo de emagrecimento.

Se realizada em uma intensidade de leve à moderada, pode ter um gasto calórico de aproximado 700 a 800 calorias em apenas uma hora.

  • Já a aula de hidroginástica trabalha o corpo de forma mais localizada, com exercícios de fortalecimento muscular. Nessa atividade, você pode gastar, em média, 500 calorias

E para ambas, é bom que se tenha disciplina, por ser uma atividade na piscina, não há nada de fácil em praticá-las, tenha foco! E conquiste os benefícios esperados.

Qual é a melhor, natação ou hidroginástica? Agora você sabe as particularidades de cada uma, comente a sua preferida e compartilhe com os amigos.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS