HomeAcademiaQUAIS OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA FORTALECER A LOMBAR?

QUAIS OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA FORTALECER A LOMBAR?

A dor lombar é uma queixa comum, afetando uma parcela significativa da população e sendo o segundo motivo mais comum para buscar consulta médica, ficando atrás apenas das dores de cabeça, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Uma série de fatores, desde sobrecarga laboral até posturas inadequadas, podem contribuir para dores e lesões nessa região essencial da coluna, próxima à bacia. Uma abordagem proativa para fortalecer a lombar é fundamental para prevenir e aliviar esses desconfortos.

Apresentamos abaixo os cinco melhores exercícios para fortalecer a região lombar!

Eu quero conhecer!
Eu quero conhecer!

Qual é o melhor exercício para fortalecer a lombar?

A prancha é um exercício que além de fortalecer a lombar também trabalha a musculatura denominada core (musculatura profunda do abdômen que segura a coluna vertebral). Assim, ela é sempre indicada em séries de exercícios para fortalecimento da coluna.

Como fortalecer e alongar a lombar?

Deite-se de costas com os dois joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Coloque o tornozelo direito na base da coxa esquerda. Em seguida, coloque as mãos atrás da coxa esquerda e puxe em direção ao peito até sentir um alongamento. Mantenha essa posição por 30 segundos a 1 minuto.

Como fortalecer a lombar em casa?

Deite-se de bruços, estenda os braços acima da cabeça e as pernas retas. Em seguida, levante simultaneamente os braços e as pernas do chão, mantendo a posição por alguns segundos antes de retornar à posição inicial. Concentre-se em contrair os músculos lombares durante o movimento. Repita o exercício por várias vezes.

Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!

Quais os melhores exercícios para fortalecer a lombar?
Quais os melhores exercícios para fortalecer a lombar?

Musculação: o pilar do fortalecimento!

A musculação assume o primeiro lugar como um dos principais exercícios para fortalecer a lombar. Essa modalidade não apenas trabalha a musculatura da região, mas também proporciona firmeza e estabilidade para a coluna como um todo. Incorporar um treino de musculação regular pode ser um investimento valioso na saúde da sua coluna.

Na Pratique temos profissionais de ponta para te acompanhar em todo seu treino, auxiliando em tudo que for preciso!

Eu quero fazer parte da pratique!
Eu quero fazer parte da pratique!

Natação: mente e corpo em sintonia!

A natação, atividade versátil para todas as idades, é uma escolha poderosa para fortalecer não apenas a lombar, mas também a cervical. No cenário moderno, onde o uso excessivo de dispositivos eletrônicos impacta até mesmo as crianças, a natação se destaca. Seus movimentos fortalecem a parte superior do corpo, enquanto os exercícios de respiração aprimoram a postura, proporcionando benefícios holísticos para a saúde.

A natação é uma modalidade importante para diversas áreas da vida, na Pratique temos as melhores aulas e os melhores professores para te acompanhar!

Faça natação na Pratique!
Faça natação na Pratique!

Pilates: postura e equilíbrio!

Em terceiro lugar, o Pilates emerge como um exercício eficaz para aliviar a dor lombar. Focando na promoção de uma postura correta, o Pilates é uma atividade física que fortalece a musculatura do tronco e das pernas. Seus benefícios vão além do físico, contribuindo para a saúde mental ao reduzir ansiedade e estresse através de técnicas de respiração, alongamento e relaxamento.

Temos pilates como uma de nossas modalidades na Pratique, venha conhecer!

Conheça a Pratique
Conheça a Pratique

Hidroginástica: redução do impacto com diversão aquática!

A hidroginástica é altamente recomendada para quem enfrenta problemas de coluna ou lesões. A água reduz o impacto dos movimentos, tornando-a uma opção segura e eficaz. Ideal para aqueles que buscam fortalecimento lombar sem comprometer a integridade de outras partes do corpo.

Caminhada: simples, porém poderosa!

A caminhada, seja ao ar livre ou na esteira, é um exercício acessível e eficiente para fortalecer a lombar. A realização de alongamentos prévios é crucial, e o uso de calçados apropriados é fundamental. A orientação de um profissional pode maximizar os benefícios, assegurando uma postura correta e movimentos adequados.

A incorporação regular desses exercícios pode desempenhar um papel significativo na construção de uma coluna forte e resiliente. Lembre-se sempre de adaptar os exercícios às suas necessidades individuais e consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de treinamento. Investir na saúde da sua coluna é investir no bem-estar geral do seu corpo e mente.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!
Quais os melhores exercícios para fortalecer a lombar?
Quais os melhores exercícios para fortalecer a lombar?

Conheça a academia Pratique Fitness!

Saiba mais!
Saiba mais!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS