HomeAcademiaTUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE UMA AULA DE NATAÇÃO?

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE UMA AULA DE NATAÇÃO?

Já pensou em aderir às aulas de natação? Além de ser uma atividade refrescante, ela proporciona benefícios incríveis para a saúde.

Neste guia, vamos explorar todos os aspectos envolvidos em uma aula de natação, desde orientações essenciais até os detalhes sobre como ela pode se adequar a diferentes idades e níveis de habilidade.

A Pratique está em todas as áreas da sua vida, até mesmo na prática de natação, saiba como funciona nossas aulas!

Faça natação na Pratique!
Faça natação na Pratique!

Quais são as fases de ensino da natação?

Trata, portanto, as sequências pedagógicas mais propícias à iniciação dos alunos na natação: adaptação ao meio líquido, flutuação, respiração, propulsão e mergulho elementar.

O que é ensinado na aula de natação?

De modo global, os exercícios de natação devem utilizar dois princípios físicos ou biomecânicos que são aumentar a propulsão e diminuir a resistência da água. Para que isso aconteça, primeiramente o aluno tem que ter a capacidade de flutuar e respirar em ambiente aquático.

Qual a fase mais importante da natação?

A primeira – e talvez a mais importante – é a fase de adaptação ao meio líquido. Nessa fase, se deve iniciar a ambientação, quando a criança vai conhecer e explorar o espaço físico. O aluno deve ser orientado a experimentar e vivenciar a habilidade de estabilidade postural.

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

Tudo que você precisa saber sobre uma aula de natação?
Tudo que você precisa saber sobre uma aula de natação?

Orientações iniciais para a natação!

Antes de mergulhar na piscina, é crucial passar por uma avaliação com o professor e realizar um exame médico. Embora a natação seja de baixo impacto, é necessário considerar fatores como alergias de pele, problemas na coluna e condições respiratórias. Aqueles com infecções pulmonares ou problemas respiratórios devem obter autorização médica antes de iniciar as aulas.

Como funciona uma aula de natação!

Antes e depois das aulas, o aquecimento é feito dentro d’água, promovendo o aumento do fluxo sanguíneo e a lubrificação das articulações. A aula para iniciantes é uma jornada de aprendizado das técnicas de nado, enquanto os experientes podem aprimorar suas habilidades. Aulas livres são uma opção para praticar o que foi aprendido, mesmo individualmente na raia, com a orientação constante do professor.

Nos preparamos muito bem para entregar as melhores aulas de natação para você, por isso, a Pratique é a sua melhor escolha!

Natação
Natação

Duração das aulas de natação!

As aulas podem variar de 30 a 90 minutos, duas vezes por semana ou diariamente. A escolha depende do nível de habilidade, condicionamento físico, idade, disponibilidade e objetivos do aluno. A flexibilidade permite adaptar o tempo de aula de acordo com as necessidades individuais.

Vem ser Pratique, comece suas aulas de natação conosco!

Vem ser Pratique!
Vem ser Pratique!

O que levar para uma aula de natação!

Preparar-se adequadamente é essencial. Mulheres devem optar por maiô, enquanto homens podem escolher bermuda ou sunga. Além disso, chinelos, roupão, toalha de banho para se enxugar, touca e óculos de natação são itens indispensáveis. O conforto e a praticidade garantem uma experiência de natação mais eficaz.

Aula de natação para adultos!

A natação é uma atividade que não apenas revigora, mas também melhora o sistema cardiorrespiratório e fortalece a musculatura, prevenindo lesões e dores musculares. A densidade da água reduz o impacto dos movimentos, tornando-a ideal para a terceira idade.

Faça as aulas de hidroginástica, são ótimas para manter o seu bem-estar!

Hidroginástica
Hidroginástica

Aula de natação para crianças!

À medida que as crianças avançam nas aulas, aprimoram suas habilidades. Nos níveis mais avançados, focam no condicionamento aeróbico e resistência. Ao alcançar o domínio técnico, há a oportunidade de ingressar em equipes de natação, intensificando os treinos e participando de competições infantis.

A natação não é apenas uma atividade física; é uma jornada enriquecedora que oferece inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades. Seja para aprimorar técnicas, fortalecer músculos ou desfrutar de uma experiência revigorante, a natação é uma escolha versátil e saudável. Prepare-se para mergulhar nesse universo aquático e descobrir os prazeres e benefícios que a natação pode proporcionar à sua vida.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!
Tudo que você precisa saber sobre uma aula de natação?
Tudo que você precisa saber sobre uma aula de natação?

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

Faça sua matrícula!
Faça sua matrícula!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS