HomeAcademiaCOMO DIMINUIR O INCHAÇO GERADO PELA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS?

COMO DIMINUIR O INCHAÇO GERADO PELA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS?

A retenção de líquidos é um problema que aflige muitas pessoas, desafiando a ideia de que é uma preocupação exclusivamente feminina. Em alguns casos, pequenas mudanças nos hábitos diários podem aliviar o desconforto, enquanto em situações mais complexas, o tratamento demanda abordagens mais específicas.

Descubra, de maneira inovadora, como diminuir a retenção de líquidos e entenda as causas desse fenômeno por meio deste conteúdo informativo.

Saiba mais!
Saiba mais!

O que fazer quando se tem muita retenção de líquido?

Para iniciantes, você pode tentar comer menos sal, por exemplo, reduzindo os alimentos processados. Você também pode consumir alimentos ricos em magnésio, potássio e vitamina B6. Tomar um dente-de-leão e evitar carboidratos refinados também pode ajudar.

Uma consulta ao nutricionista pode ser de extrema importância para saber o que consumir  em casos específicos, no Pratique Nutri você tem acesso aos melhores nutricionais! 

Pratique Nutri!
Pratique Nutri!

O que causa retenção de líquido no corpo?

A principal causa da retenção de líquidos é o acúmulo de água entre uma célula e outra. Esse acúmulo, por sua vez, pode ser ocasionado por uma série de condições: alimentação incorreta, sedentarismo, medicamentos, problemas de circulação e pressão sanguínea, problemas nos rins, fígado e coração e doenças da tireoide.

Como saber se a pessoa está com retenção de líquido?

A identificação da retenção de líquido no corpo pode ser feita por você mesmo: pressione com o dedo polegar durante 30 segundos a região próxima dos tornozelos e, depois, observe se a região ficou marcada. Caso positivo, pode significar que seu corpo está retendo líquidos.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

Como diminuir o inchaço gerado pela retenção de líquidos?
Como diminuir o inchaço gerado pela retenção de líquidos?

O que é retenção de líquido?

Retenção de líquidos é o acúmulo excessivo de fluidos nos tecidos corporais, resultando em inchaço (edema) em várias regiões, como pés, tornozelos, pernas, barriga, rosto e pescoço. Este acúmulo, muitas vezes associado erroneamente ao ganho de peso, ocorre devido a interferências nos mecanismos de controle de entrada e saída de água nas células.

Como identificar a retenção de líquidos?

Para identificar a retenção, observe se há marcas de roupas, sapatos ou meias no corpo. Pressionar a pele pode revelar sulcos, indicando retenção de líquido. Marcas visíveis são sinais claros de que seu corpo está retendo água.

Sintomas da retenção de líquidos: vá além do inchaço!

Além do inchaço, alguns sintomas adicionais podem acompanhar a retenção de líquidos, incluindo sensação de peso nas áreas afetadas, leve desconforto e pele mais brilhante. Mulheres podem notar o surgimento de celulites em áreas inchadas, frequentemente ligadas à alimentação e ingestão insuficiente de água.

Causas da retenção de líquidos: múltiplos fatores em jogo!

A retenção pode ser desencadeada por uma variedade de fatores. Em mulheres, as alterações hormonais durante o ciclo menstrual, menopausa ou gravidez podem contribuir. No entanto, tanto em homens quanto em mulheres, o consumo excessivo de sal, alimentos processados, álcool, o sedentarismo e permanecer muito tempo sentado também são culpados.

Outras causas incluem variações na pressão sanguínea local, deficiência de proteína no sangue ligada a problemas renais, cardíacos, sanguíneos, hepáticos ou tireoidianos. Medicamentos, inflamações e reações inflamatórias também podem desencadear a retenção.

O que ajuda na retenção de líquidos?

Beba mais água: A solução muitas vezes é mais simples do que se imagina. Beber a quantidade adequada de água por dia, calculada em 35 ml por quilo, permite que os rins funcionem corretamente, regulando os níveis de sódio e evitando a necessidade de retenção de líquidos.

Chás diuréticos: Chás como salsinha, dente-de-leão, cavalinha, hibisco, funcho e chá verde estimulam a produção de urina, auxiliando na eliminação de líquidos. Consulte um nutricionista para entender os efeitos específicos dessas plantas.

Alimentação consciente: Reduza o consumo de sal e evite produtos processados, equilibrando a dieta com alimentos ricos em água, como melancia, maçã, morango, couve-flor, pepino e abobrinha.

Uma alimentação consciente é muito importante, no Pratique Nutri temos os melhores nutricionistas para recomendar o que você precisa! 

Conheça o Pratique Nutri
Conheça o Pratique Nutri

Alongamentos diários: Combata a estagnação, realizando alongamentos ao longo do dia. Esses exercícios estimulam a circulação sanguínea, reduzem níveis de insulina e glicemia, contribuindo para a diminuição da retenção.

Atividade física regular: A prática regular de exercícios não apenas impulsiona a eliminação de líquidos, mas também promove benefícios gerais para o corpo e mente, incluindo a redução do inchaço e perda de peso.

A musculação pode ser uma ótima escolha para praticar regularmente, conheça a Pratique e comece a treinar conosco!

Conheça a Pratique!
Conheça a Pratique!

Drenagem linfática: Este procedimento, através de massagens específicas, auxilia na eliminação de excesso de líquidos e toxinas, direcionando-os para os gânglios linfáticos.

Remédios diuréticos (com prescrição): Em casos específicos, medicamentos diuréticos podem ser prescritos por um médico, considerando a quantidade de líquido retido e suas causas.

Um novo começo para uma vida sem inchaços!

A retenção de líquidos não precisa ser uma sentença perpétua. Integrar essas práticas simples no seu dia a dia pode não só aliviar o inchaço, mas também melhorar a sua saúde geral. Lembre-se sempre de buscar orientação profissional antes de iniciar qualquer regime ou tratamento, pois cada corpo é único e requer cuidados personalizados. Prepare-se para dizer adeus aos inchaços e dar as boas-vindas a uma vida mais leve e saudável!

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!
Como diminuir o inchaço gerado pela retenção de líquidos?
Como diminuir o inchaço gerado pela retenção de líquidos?

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

Pratique Nutri!
Pratique Nutri!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS