HomeAcademiaBENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA A SAÚDE MENTAL E FÍSICA!

BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA A SAÚDE MENTAL E FÍSICA!

O mundo frenético em que vivemos muitas vezes nos deixa absorvidos pelas demandas diárias, negligenciando a importância do cuidado com nossa saúde mental e física.

No entanto, a prática regular de exercícios físicos emerge como uma poderosa ferramenta para promover o equilíbrio entre corpo e mente.

Vamos explorar os inúmeros benefícios que o exercício proporciona, que vão além dos padrões convencionais e se destacam pela singularidade de cada conquista.

Vem pra Pratique ser feliz e saudável!
Vem pra Pratique ser feliz e saudável!

Quais são os benefícios da atividade física para a saúde física e mental?

A atividade física ajuda a colocar o pé de volta no chão e a acalmar as energias, reorganizando os pensamentos e as emoções. Com a ansiedade sob controle ou pelo menos amenizada, nós conseguimos focar melhor no que precisamos fazer: trabalho, estudos, afazeres domésticos, resolução de problemas etc.

Qual a importância para a saúde física e mental?

Por conseguinte, a falta de saúde física pode afetar a saúde mental e elevar os riscos de desenvolvimento de doenças emocionais também. Outro exemplo que demonstra essa integração é quando alguém está com dor ou desconforto físico. Geralmente, a tendência é que esse quadro também afete o humor e o bem-estar.

Quais são os benefícios do exercício físico para a saúde?

A atividade física reduz o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono, melhora a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência.

Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!

Benefícios do exercício físico para a saúde mental e física!
Benefícios do exercício físico para a saúde mental e física!

Benefícios para a saúde mental!

Redução do estresse: Ao engajar-se em atividades físicas regulares, nosso corpo libera endorfinas, verdadeiros analgésicos naturais que não apenas aliviam dores, mas também atuam como impulsionadores de humor, reduzindo significativamente os níveis de estresse.

Melhoria do humor: A prática constante de exercícios está diretamente ligada ao aumento dos níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores essenciais na regulação do humor e na prevenção de condições como a depressão.

Combate à ansiedade: Exercitar-se funciona como uma poderosa ferramenta de combate à ansiedade, proporcionando uma distração positiva e fortalecendo a capacidade de enfrentar situações estressantes com maior resiliência.

Aumento da energia e vitalidade: Participar de atividades físicas regularmente não apenas combate a fadiga, mas também impulsiona a energia, proporcionando uma sensação revitalizante que se estende ao longo do dia.

Melhoria do sono: O exercício não só promove um sono profundo e reparador, mas também se mostra eficaz na gestão de distúrbios do sono, permitindo um descanso mais qualitativo.

Estímulo cognitivo: A prática consistente de exercícios não se limita ao físico; ela exerce um papel crucial na melhoria da função cognitiva, aprimorando memória, concentração e habilidades de resolução de problemas.

Prevenção de transtornos mentais: Estudos indicam que a atividade física está intrinsecamente associada à redução do risco de desenvolver transtornos mentais, como depressão e ansiedade.

Estímulo da autoestima: Conquistar metas fitness e melhorar a forma física não apenas refletem externamente, mas internamente contribuem para um aumento substancial da autoestima e autoconfiança.

Socialização: Engajar-se em atividades físicas em grupo proporciona uma experiência social enriquecedora, abrindo espaço para conexões significativas que impactam positivamente a saúde mental.

Conheça a Pratique!
Conheça a Pratique!

Benefícios para a saúde física!

Controle do peso: O exercício regular é a âncora para a manutenção de um peso saudável, prevenindo o ganho excessivo e combatendo a obesidade.

Fortalecimento muscular e ósseo: Atividades de resistência, como o levantamento de peso, não apenas esculpem a musculatura, mas também fortalecem ossos, prevenindo a perda de massa muscular e a osteoporose.

Melhoria da saúde cardiovascular: Os exercícios aeróbicos emergem como aliados na promoção da saúde do coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e colesterol elevado.

Aumento da flexibilidade e mobilidade: Práticas como ioga e alongamento desempenham um papel crucial na melhoria da flexibilidade e amplitude de movimento, reduzindo o risco de lesões e enriquecendo a qualidade de vida.

Controle da glicose e resistência à insulina: O exercício atua como um regulador natural, controlando os níveis de glicose no sangue e, por conseguinte, prevenindo o diabetes tipo 2.

Melhoria da função pulmonar: Atividades aeróbicas fortalecem os músculos respiratórios, aprimorando a capacidade pulmonar e contribuindo para uma respiração mais eficiente.

Redução do risco de câncer: Estudos robustos sugerem que a prática regular de atividade física pode significativamente reduzir o risco de desenvolver cânceres específicos, como o de cólon e mama.

Aumento da longevidade: A consistência na prática de exercícios está intrinsecamente ligada a uma maior expectativa de vida e a um envelhecimento saudável.

Lembramos sempre da importância de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente quando há condições médicas pré-existentes.

A jornada para uma vida saudável começa com passos cuidadosos e conscientes, guiados pela busca constante de equilíbrio entre corpo e mente.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Benefícios do exercício físico para a saúde mental e física!
Benefícios do exercício físico para a saúde mental e física!

Conheça a academia Pratique Fitness!

 

Unidades mais próximas!
Unidades mais próximas!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS